Teixeira de Freitas: A Campanha de Vacinação Antirrábica de Teixeira de Freitas inicia-se nesta sexta-feira, dia 15 de setembro. O Departamento de Vigilância Epidemiológica do município montou uma estratégia de subdividir as datas direcionadas às sextas-feiras de cada semana, durante o mês de setembro, realizando a vacinação semanalmente por bairros, de forma estratégica.
A coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Rosidalva Barreto, destacou que a vacinação deveria ter uma nova estratégia para poder atingir o maior número de animais possíveis no município, e por isso, a equipe subdividiu o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) por semana, sendo disponibilizada uma equipe direcionada para cada postinho, escalado por data, para realizar a oferta da Vacinação Antirrábica nos referidos bairros.
A coordenadora informou ainda que será realizado no dia 30 de setembro, o dia “D” da Vacinação Antirrábica no município, porém ela destacou que em decorrência de haver muitos animais domésticos a serem vacinados, foi montada, então, essa alternativa para a disponibilidade da vacina, para que os seus respectivos donos não deixem de vacinar os seus animais.
A distribuição de datas e bairros para a oferta da vacinação nos respectivos Postos de Saber ficou da seguinte forma:
Dia 15 de setembro (sexta-feira) os bairros escalados foram Centro; Santa Rita; Vila Verde; Redenção; Liberdade l; Tancredo Neves l; Liberdade Sul; Castelinho; e Jerusalém.
Dia 22 de setembro (sexta-feira) os bairros escalados foram Bela Vista l e ll; Wilson Brito; Teixeirinha; Ouro Verde; São Lourenço l, lV e centro diagnose; Monte Castelo; Nova América; Caminho do Mar; Kaikan Sul; Liberdade ll; Ulisses Guimarães; Estância Biquíni; ; Urbis; Vila Vargas; Tancredo Neves ll; Novo Jerusalém; e Colina Verde.
Uma equipe da Secretaria de Agricultura em parceria com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, também estarão realizando a vacinação nos dias 20 e 27 (quartas-feiras) do corrente mês, no período da tarde, no Parque de Exposição para toda a população que também quiserem levar os seus animais para vacinarem.
Por: Cloves Neto/Liberdadenews