Teixeira de Freitas: Após repercussão do comentário de uma enfermeira da Unacon, via áudio de WhatsApp, a direção do HMTF, sob a gestão da S3 Estratégias e Soluções em Saúde veio a público esclarecer os fatos e repudiar o comentário da profissional. Veja na íntegra a nota do HMTF:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
De modo infeliz e equivocado, a enfermeira M.N.V.P que atua no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, levanta suspeição sobre um procedimento adotado pela equipe médica, sugerindo a prática de "eutanásia" em um paciente oncológico em fase terminal. A S3 Estratégias e Soluções em Saúde, entidade que administra o hospital, repudia o comentário inadequado feito pela enfermeira em uma rede social (WhatsApp) e pede desculpas pela conduta errônea da mesma.
Temos a convicção que a equipe médica e de enfermagem é orientada por princípios, regras e normas estabelecidos no Código de Ética das respectivas profissões. Ademais, a legislação brasileira considera crime a prática de eutanásia.
Cabe esclarecer que a exposição desnecessária da paciente nos veículos de comunicação, ampliou a dor da família, visto que a mesma encontrava-se em cuidados paliativos para controle da dor, entre outras condutas para conforto nesta fase terminal. A S3 Estratégias e Soluções em Saúde está à disposição dos familiares e solicita que o Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem se manifeste a respeito da conduta da enfermeira M.N.V.P
Em vídeo, familiares da paciente oncológica lamenta que meios de comunicações tenham propagado de forma irresponsável informações equivocadas, que em nada ajudaram a paciente, pelo contrário, gerou desconforto e exposição da família. Ainda no vídeo, os familiares exaltaram o trabalho de excelência que vem sendo realizado pela equipe de Oncologia do HMTF.
Por: Liberdadenews/Ascom