Alcobaça: Nesta terça-feira (03) a especialista nesse ramo da medicina alternativa atendeu os pacientes no PSF1, numa iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Prefeitura de Alcobaça. Os pacientes serão atendidos todas as terças e quintas-feiras, com agendamentos na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
O atendimento aos pacientes, de forma gratuita, está sendo realizado por Zelma Gomes Ferreira (pós-graduada em acupuntura tradicional chinesa na faculdade em Medicina Chinesa INCISA/IMAN e professora de educação física na Escola Técnica de Formação Gerencial). Aos de 76 anos, Maria Anísia (moradora da Rua Pedro Muniz, no centro), busca no tratamento, através da acupuntura, a diminuição de dores no corpo. Usuária do sistema público de saúde, aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde.
"Já conhecia os benefícios do tratamento de acupuntura e fico surpresa desse serviço estar sendo oferecido na rede pública", afirmou. O Secretário de Saúde, Robson Mattos, explicou que a acupuntura foi incluída no rol das especialidades oferecidas através do Núcleo de Saúde da Família (NASF) para atender os pacientes da rede municipal de saúde. "A conta é simples.
Quanto mais investimentos na qualidade de vida da população, menos doentes teremos nas filas dos postos de saúde e do hospital em busca de serviços médicos, exames e procedimentos hospitalares, além, é claro, de contribuir para reduzir o número de alcobacenses doentes. Por isso, todo dinheiro investido com essa finalidade vale a pena", afirmou.
ACUPUNTURA - é o ramo da medicina chinesa tradicional que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico.
Por: Liberadadenews/Ascom