Método pode ser utilizado por diversos públicos e no atendimento de diferentes objetivos.
Aliado na busca por um corpo equilibrado, forte e sadio, o Pilates surgiu nos anos 20, nos Estados Unidos, misturando conceitos de exercícios físicos e mentais. Com a função de proporcionar o aumento da consciência corporal, melhora na autoestima, fortalecimento da capacidade física e ganho de tônus muscular, o Pilates alia concentração, força, flexibilidade e equilíbrio, em séries de exercícios realizados no solo ou em equipamentos específicos.
“O método Pilates é uma excelente técnica de condicionamento físico, atuando na reabilitação, força e prevenção de lesões”, afirma Elaine Sales, 39 anos, sócia de um estúdio de pilates. “Ainda em 1923, quando Joseph Pilates abriu o primeiro estúdio em Nova York, o resultado foi um grande sucesso. Assim como hoje, na época os bailarinos que, em geral se machucam muito, descobriram que os exercícios de Pilates levavam a uma recuperação mais rápida e completa”, explica Elaine, que é formada em Dança pela UFBA e especialista em Atividade Física Adaptada à Saúde.
Reunindo séries variadas de exercícios, o Pilates funciona como uma das atividades físicas mais democráticas, pois consegue atender distintos públicos e diferentes objetivos. “Desde que não exista nenhuma restrição médica, o Pilates é para todas as pessoas: crianças (a partir dos 7 anos), adolescentes, adultos, grávidas, idosos e pessoas com deficiência (PCD). Podendo, inclusive, ser adaptado para atender as necessidades específicas de cada pessoa, desde sedentários, até atletas e bailarinos”, explica Marcley Oliveira, 47, bailarino e sócio do Soull Pilates.
Se analisados os benefícios físicos, o Pilates se destaca pelo fortalecimento ósseo, alinhamento postural e aumento de flexibilidade das articulações. Em nível psicológico, o método proporciona sensação de bem-estar, melhora na autoestima e aumento da disposição. “No acompanhamento dos alunos, percebemos inúmeros progressos alcançados. O Pilates é uma prática que previne lesões, reabilita o corpo para as atividades diárias, reestabelece o condicionamento físico, reeduca a postura, melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a força. A prática tem como maior objetivo fortalecer o centro do corpo (Power House), estabilizando a coluna lombar, torácica e cervical”, esclarece Marcley Oliveira.
Podendo ser associado a outras atividades, o método busca atenção para alguns princípios básicos, como alinhamento corporal, respiração, concentração e controle do movimento. Para quem gosta de atividades ao ar livre, Elaine explica que existe sim essa possibilidade, “Utilizando os exercícios de solo, alguns acessórios fáceis de transportar e com o auxílio do profissional, é possível desenvolver variados programas de aulas e assim adquirir uma excelente forma física”, conclui.
Fonte: Correio24h