Em cada pessoa o problema aparece por uma causa diferente. Listamos as mais comuns para você descobrir o que pode estar errado
Não tem quem nunca teve uma dor de cabeça e há muitos motivos para ela acontecer. O tipo mais conhecido é a enxaqueca — aquela dor latejante que pode aparecer em um ou nos dois lados da cabeça e que pode ser desencadeada por vários motivos. O neurologista Daniel Ciampi, do Hospital das Clínicas de São Paulo explica que "cada pessoa tem um fator desencadeante da enxaqueca, é impossível generalizar. Não existe um fator que cause dor de cabeça em todos, mas existem causas mais comuns entre a população".
Alimentação - Em algumas pessoas, a alimentação pode interferir diretamente na dor de cabeça. O chocolate é um dos vilões, embora não se saiba ainda o porquê. Segundo Ciampi, "alguns pesquisadores acham até que a vontade de comer doces ou gordura seria um sinal premonitório da crise, ou seja, algo que surge antes da dor". Assim, para alguns, a vontade de comer chocolate não é um gatilho desencadeante da dor mas sim parte do problema. Ao chocolate juntam-se as frutas cítricas, alimentos muito gelados, como o sorvete, nozes, alimentos gordurosos e condimentados.
Café - Quem costuma ter enxaquecas deve evitar o café e as bebidas que contenham a cafeína e outros estimulantes, como alguns refrigerantes, energéticos e chá preto. Quem está acostumado a ingerir essas bebidas diariamente pode sentir dor de cabeça quando fica sem. Segundo o médico Daniel Ciampi, a cafeina, faz com que os vasos cerebrais fiquem contraídos e isso causa um efeito analgésico. Quando a pessoa toma café todos os dias se acostuma com esse efeito. Se deixa de tomar, acontece o contrário: os vasos se dilatam e sem o efeito analgésico, surge a dor de cabeça.
Pular Refeições - Ficar muito tempo sem comer pode fazer com que a taxa de açúcar do sangue diminua. Isso provoca a produção de substâncias que causam a dor. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é comer alguma coisa a cada 3 ou 4 horas. Também é importante não exagerar na comida, não comer demais depois de passar muito tempo em jejum.
Dormir mal - Uma boa noite de sono é fundamental para evitar a enxaqueca e outras dores de cabeça. Dormir pouco, dormir muito, demorar para pegar no sono, acordar no meio da noite e roncar são todos possíveis desencadeantes de dor de cabeça. De acordo com o médico Daniel Ciampi, pessoas que sofrem de Apnéia do Sono tendem a ter dor de cabeça. Isso porque o processo de oxigenação do cérebro durante a noite passa a ser defeituoso. Com mais CO2 no sangue acontece uma vasodilatação que desencadeia a dor.
Postura - A má postura pode causar tensões na coluna, principalmente na cervical, a região do pescoço. Essa dor pode passar para a cabeça, normalmente para a nuca ou para a região em cima dos olhos. O estresse e a tensão muscular no pescoço e nos ombros podem piorar o problema.
Fonte: R7