Durante a folia, banheiros públicos e banheiros químicos escondem inimigos que podem acabar com a sua festa; saiba como se proteger
Você está no meio do bloco e dá aquela vontade de fazer xixi. Qual é a melhor opção? Banheiro público ou banheiro químico? De acordo com a médica Carmem Manzione Nadal, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as duas são ruins. Ela explica que esses tipos de banheiro nem sempre recebem uma higienização adequada, principalmente durante as festas, e que podem ser fonte de doenças de contato ou até mesmo algumas DST.
“Mulheres e crianças em especial não devem sentar no vaso sanitário sem utilizar um protetor. Caso a pessoa não tenha o protetor, pode forrar a tábua do vaso com papel higiênico ou papel toalha, desde que o assento não esteja molhado. É preciso tomar cuidado porque ainda não sabemos quanto tempo vírus como o HPV vivem fora do organismo”, afirma Carmen Manzione Nadal.
Os banheiros químicos exigem cuidado redobrado pela forma como funcionam e por passarem muitas vezes o dia inteiro sem receber higienização. A engenheira química da UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, Angeles Perez Palha, explica que banheiros mal cuidados são fontes de inúmeras doenças que são causadas pelos micro-organismos presentes nas fezes.
"Daí a necessidade insistente em lavar as mãos com água e sabão ou sabonete, preferencialmente, evitando-se desta forma contaminações de olhos, boca ou alimentos", explica Palha.
Quem vai viajar também precisa tomar cuidado. Banheiros de ônibus e de avião podem até ser higienizados, mas isso não significa que quem usa está livre do perigo. "No caso de banheiros de ônibus e avião, os problemas são os mesmos, mas decorrem do mau uso do banheiro, nem sempre da falta de limpeza do mesmo", explica a engenheira química.
Banheiros aparentemente limpos também guardam micróbios. O importante é sempre se certificar que o lugar tem água para lavar as mãos antes e após uso do banheiro.
Palha ainda dá outra dica: "Pegue em maçanetas de portas e pontos de descarga com papel. De preferência leve em sua bolsa pacotinho com papel próprio para cobrir o aparelho sanitário. Evite contato entre sua pele e a louça de banheiros desconhecidos. Caso você esteja muito apertado e não tenha água para a higiene de suas mãos, leve sempre álcool gel".
Fonte: R7