O feto em formação exige do organismo da mãe um volume maior de nutrientes, que ainda ajudam na prevenção de doenças futuras
Durante a gestação o organismo da mulher precisa de vitaminas e sais minerais extras porque o bebê em formação absorve grande parte dos nutrientes do corpo da mãe. Esses nutrientes são encontrados nos alimentos de origem animal, como carne, aves, peixes e ovos. De acordo com a médica nutróloga Cristiane Braga Lopes Kanashiro, da Associação Brasileira de Nutrologia, os nutrientes extras são necessários para a divisão celular e, além de ajudar na formação do feto, podem evitar doenças futuras.
A médica explica que “para as gestantes vegetarianas, esses alimentos devem ser substituídos com suplementos que contenham esses nutrientes. Pois para o desenvolvimento saudável do bebê é preciso uma divisão celular intensa que exige um consumo maior de proteínas. O ideal é aumentar o consumo de alimentos leguminosos como feijão, lentilha, grão de bico, milho, ervilha, entre outros”.
A gestante precisa seguir uma dieta balanceada, com calorias na medida certa. Nos três primeiros meses a mulher tem a mesma necessidade calórica de antes. Já no segundo trimestre, ela deve consumir, em média, 300 calorias a mais por dia. No final da gestação, o consumo diário deve ser de 500 calorias a mais.
De acordo com Kanashiro, durante os nove meses, uma grávida saudável deve engordar, em média, de 8 a 12 quilos. O ideal é evitar açúcar e carboidratos simples, como aqueles que estão em pães, arroz e macarrão branco. Veja a seguir quais são os nutrientes necessários para uma gestação saudável.
Ferro - Está presente em grandes quantidades na carne vermelha, mas também é encontrado nos vegetais verde-escuros, no feijão e na beterraba. Porém, nesses últimos, nosso organismo não consegue absorver grandes quantidades.
Vitamina B12 - Encontrada em alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos.
Zinco - É encontrado na carne vermelha, ostras, fígado, grãos integrais, castanhas e tubérculos.
Ácido fólico - Está nas frutas cítricas, vegetais verdes frescos, ovos e cereais.
Cálcio - As principais fontes de cálcio são o leite, queijos e manteiga.
Vitamina D - O organismo pode fazer a síntese desta vitamina na pele, por isso é importante que a gestante tome um pouco de sol a cada dia. Em fontes alimentares, podemos encontrá-la em gema de ovos, óleos de peixes e peixes gordos, como o salmão.
Magnésio - Está nos cereais integrais e nas castanhas.
Ômega 3 - Pode ser encontrada em peixes como sardinha, atum e salmão e no azeite de oliva extra virgem.
Fonte: R7