O que caracteriza uma disfunção sexual? É quando há o bloqueio ou impedimento de uma resposta sexual, conforme o esperado. É uma incapacidade que persiste e que impede o homem de manter a ereção até o final do ato sexual.
Quando o problema passa pelo diagnóstico de um especialista, sendo orgânico (físico) ou não, costuma ser encaminhado para o tratamento psicológico em que uma terapia sexual é aplicada. Na maioria dos casos de disfunções sexuais, tanto em homens como em mulheres, há alguma relação com bloqueios, traumas e tabus em torno da própria sexualidade, portanto, o tratamento com um psicólogo é o mais recomendado para devolver à pessoa a qualidade de vida total de que necessita.
Listamos aqui 5 disfunções sexuais masculinas (comuns e incomuns). Confira:
1 - Disfunção erétil – Esse é o problema mais recorrente entre o público masculino. Resumidamente se refere à incapacidade do homem de manter a ereção até o final do ato sexual.
2 - Ejaculação precoce – Este problema ocorre quando o homem não consegue manter o controle durante a relação sexual. Há casos em que nas preliminares, já ocorre a ejaculação.
3 - Ejaculação retardada – Este problema ocorre quando apesar da ereção e desejo sexual, o homem não consegue ejacular. Após o orgasmo feminino, a persistência da ereção e dificuldades para ejacular do homem, podem causar um desconforto durante o ato sexual.
4 - Ejaculação retrógrada – Este é um problema orgânico. É quando o homem atinge o orgasmo e tem a sensação de ter ejaculado, mas nenhum fluído sai do pênis.
5 - Anafrodisia – É quando o homem não sente desejo sexual, como se existisse uma espécie de bloqueio.
E quanto ao tratamento?
Apenas um especialista pode diagnosticar o problema e prescrever o tratamento mais adequado. Para cada caso pode haver uma indicação em específico.
Gustavo Amorim, especialista em SEO e fundador do portal Online Farma, relata que a busca por medicamentos naturais afrodisíacos tem aumentado cada vez mais, como é o caso do produto Tribulus Terrestris:
“Essa erva tem sido cada vez mais procurada, começou nos Estados Unidos e Europa e tem ganhado força no Brasil. Mas não trata apenas problemas sexuais por aumentar a libido, é também um agente importante para pessoas que se exercitam e querem o aumento da massa magra.”
Amorim acredita que a tendência é que essa busca só aumente, já que a cada ano mais estudos têm apontado os benefícios dessa planta, mas faz uma ressalva: “O ideal seria que antes de utilizar, as pessoas procurassem a indicação de um especialista, porque mesmo sendo natural, é um medicamento”.
Por: Liberdadenews/Ascom