A Bahiafarma anunciou nesta terça-feira (27) que passará a fornecer testes rápidos de diagnóstico de febre amarela para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o laboratório público baiano passa a ser o responsável por todos os dispositivos de diagnóstico rápido das principais arboviroses em circulação no território nacional: febre amarela, zika, dengue e chikungunya.
Único no mundo em seu formato a ter obtido registro para produção e comercialização, o dispositivo de diagnóstico rápido de febre amarela desenvolvido pela Bahiafarma em parceria com o laboratório sul-coreano GenBody permite detectar, em até 20 minutos, tanto anticorpos de infecções ativas no organismo do paciente quanto anticorpos de infecções anteriores.
"O teste rápido de febre amarela é uma das principais ferramentas para controle do avanço da doença, por permitir o monitoramento em tempo real dos casos, por acelerar o tratamento dos infectados, reduzindo as complicações – e os custos – e por facilitar a descoberta de pessoas que já tenham anticorpos para a doença", ressaltou o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias. A tecnologia teve registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2017.