A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que pelo menos nove países africanos foram avisados que estão sob alto risco de transmissão de ebola em razão do surto registrado na República Democrática do Congo. "Estamos fazendo todo o possível para impedir que o ebola se espalhe para além das fronteiras e também para estarmos preparados caso isso aconteça", afirmou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Guebreyesus.
"Nove países foram avisados que estão sob alto risco e ações de prontidão estão em andamento", acrescentou. Segundo a Agência Brasil, a República Democrática do Congo já notificou 58 casos de ebola. Os números incluem 28 casos confirmados, 21 casos prováveis e nove suspeitos, além de 27 mortes.
A maior parte das infecções foi identificada nas regiões de Bikoro (29 casos) e Iboko (22 casos). Desde o início da semana, o Ministério da Saúde local, em parceria com a própria OMS, Médicos sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalham para vacinar comunidades mais afetadas pelo ebola.