O sabor apetitoso do gengibre é só um detalhe dessa especiaria que é uma das mais saudáveis do mundo. Vindo do oriente, ele já é usado para fins medicinais por 2 milênios, em diversos lugares do mundo. Atualmente, cada vez mais conhecido por seus benefícios, vem sendo usado como tempero e outros usos diversos. Veja aqui os melhores jeitos de usar a raiz do gengibre para a sua saúde.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
1) Lutra contra o Câncer
Você sabia que a cada ano mais de 12, 7 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas dessa doença? Por enquanto o diagnóstico precoce e a prevenção são os melhores remédios. Incluir o gengibre na rotina alimentar é uma ótima recomendação preventiva. Estudos comprovaram que o gengibre incluído diariamente à alimentação pode ajudar contra vários tipos de câncer, como de mama, próstata, cólon, pancreático, pele, pulmão…
As pesquisas descobriram que o gengibre tem uma substância chamada 6-gingerol que é anticancerígena, altamente encontrado em gengibre cru. Essa substância também combate bactérias, inflamações e tumores. Ou seja: só faz bem a quem ingere!
Para prevenir que novas células cancerígenas se formem, o gengibre deve ser incluído na sua dieta. Estudos também comprovaram que ele ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia, como as náuseas. Então, o gengibre é o melhor amigo para lutar contra o câncer e as mazelas do tratamento desta doença.
2) Protege Contra a doença de Alzheimer
Uma das mais temidas doenças é o mal de Alzheimer, uma doença que afeta nosso sistema nervoso central, degenerando-o progressivamente. Essa doença é a mais comum dentre as causadoras de demência em pessoas com mais de 65 anos, representando entre 60% e 70% do total em todo o mundo. É uma preocupação constante dentre as pessoas que têm parentes que sofrem dessa doença – de virem a se tornar vítimas dela algum dia. Se isso te preocupa, recomenda-se que você coloque um pouco a mais de gengibre em sua dieta diária, pois ele pode te ajudar.
Com o gengibre na sua alimentação, há uma diminuição das perdas de células cerebrais, causadora da doença de Alzheimer. Há, ainda, estudos feitos em animais que comprovam que os compostos encontrados no gengibre ajudam a lutar contra inflamações menores que podem ocorrer no cérebro. Há indícios de que ele também ajuda contra a diminuição da atividade cerebral em decorrência da idade.
Alguns estudos com mulheres de meia idade trouxeram resultados impressionantes. Dividiram as mulheres em dois grupos, um recebeu gengibre e o outro recebeu um placebo. As mulheres que receberam gengibre tiveram uma melhora considerável em sua memória em comparação com as que receberam o placebo.
DIGESTÃO
3) Auxília contra a síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é uma das doenças gastrointestinais mais comuns, afetando em torno de 10% a 20% da população brasileira. Existem vários tipos e os sintomas mais comuns são: constipação, cólica, gases, inchaço, muco nas fezes. O gengibre também ajuda às pessoas que sofrem dessa síndrome, aliviando e relaxando o intestino para que o paciente possa ter uma vida normal.
Adicionar o gengibre em sua alimentação, tomar alguns suplementos da raiz ou até mesmo o chá podem causar um efeito calmante no sistema digestivo, diminuindo o sofrimento que essa doença causa.
4) Age contra os gases
Problemas com gases podem ser embaraçosos, pois costuma nos constranger vindo nos momentos mais inconvenientes… Ainda que existam diversos medicamentos para ajudar contra os gases, podemos tentar algo mais natural, como o gengibre, para lutar contra eles.
O chá do gengibre é eficaz contra os gases e muito fácil de fazer. Com uma xícara de chá antes de dormir, você pode ser capaz de liberar os gases durante a noite, enquanto dorme, limpando seu sistema digestivo e acabando com o problema antes de passar por uma situação constrangedora.
Para fazer o chá na versão mais simples e prática, utilize de 2 a 3 cm de gengibre fresco para 1 litro de água. O gengibre deve ser lavado, e posteriormente, cortado ou ralado. Após ferver a água, basta adicionar o gengibre e deixar tampado, ainda em fogo alto. Após 8 a 10 minutos em fervura, desligue o fogão e espere esfriar. O ideal é que se coe antes de consumir.
5) Ajuda a diminuir a azia
Como um dos principais sintomas de refluxo, a azia, é extremamente comum e é o pesadelo de quase 12% de nossa população, cerca de 20 milhões de brasileiros. Há remédios que ajudam a diminuir a sensação de queimação da azia, mas segundo especialistas boa parte dessas medicações fazem mais mal do que bem e podem estartampando o Sol com a peneira. O chá de gengibre pode ajudar contra a azia minimizando os usos dessas drogas que podem causar mal estar.
O efeito gastroprotetor do gengibre evita que o esfíncter esofágico inferior (LES) relaxe e impede o ácido de fazer o caminho de volta ao esôfago. Ele também é uma ótima arma contra algumas bactérias que prejudicam nosso sistema digestivo.
Para quem sofre de azia, tomar o chá de gengibre 20 minutos antes de comer pode ter resultados extremamente benéficos.
EMAGRECER
6) Acelera a perda de peso
Para conseguir mais saúde, emagrecer é sempre uma boa ideia. O excesso de peso tem vários agravantes como AVC, colesterol alto, pressão alta, diabetes, ataques cardíacos e até mesmo alguns problemas de câncer. O gengibre também pode ajudar a emagrecer quando presente em sua dieta diária.
Bastante encontrado em suplementes de queimar gordura, o gengibre é natural e não tem nenhum efeito colateral. Ele acelera seu metabolismo para perda de calorias mais rápida e também pode ajudar na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.
7) Reduz a sensação de fome
O gengibre traz uma sensação de saciedade, diminuindo sua fome e até reduzindo a quantidade de calorias que você come por dia. Em 2012, uma pesquisa deixou comprovado que é possível reduzir a sensação de fome por até 6 horas após a ingestão de chá de gengibre.
8) Equlibra o açúcar no sangue
Uma série de pesquisas em torno do controle do açúcar no sangue está colocando o gengibre como uma das melhores soluções para equilibrar os níveis de glicemia, que são primordiais na perda ou no ganho de peso e também na produção (ou na falta de) energia ao longo do dia. Um pouco de tontura ou moleza pode ser uma alteração do nível de açúcar no sangue e adicionar gengibre ao seu almoço diário pode ajudar a estabilizar sua energia e manter o foco em suas tarefas. Ele ajuda com a produção de energia e pode substituir alguns energéticos.
9) Diminui o cansaço dos músculos
Sabe aquela dorzinha desconfortável que sentimos após malharmos? A melhor maneira de ajudar a recuperação muscular a ser mais rápida é ingerir gengibre. Há estudos que comprovam que quem tem gengibre em sua alimentação acaba tendo uma redução considerável do tempo de recuperação muscular e consegue malhar mais. E, claro, quanto mais se malha, mais massa saudável você tem e isso ajuda bastante na perda de peso de forma saudável e na queima de calorias durante os exercícios.
10) Melhora a absorção dos nutrientes
Quando você faz uma refeição saudável, é muito provável que seu corpo não absorva todos os nutrientes benéficos e você nem nota que isso acontece. Então, as vezes, você faz mais esforço para se alimentar melhor mas nem está conseguindo aproveitar tudo. A absorção dos nutrientes de uma alimentação fica entre 10% e 90%, o restante das vitaminas e minerais se perde.
Se você quer melhorar sua saúde e alimentação, o gengibre pode te ajudar a absorver mais nutrientes nessas refeições, o que ajuda ao seu corpo a se sentir satisfeito e a deixar a balança da queima de calorias funcionando perfeitamente.
SAÚDE E BEM-ESTAR EM GERAL
11) Controla o enjoo matinal
Mulheres grávidas que sofrem bastante com o enjoo matinal do inicio da gravidez podem utilizar o gengibre para minimizar esses efeitos e ter uma vida mais saudável. O gengibre serve como um calmante e diminui o sofrimento da grávida. Testado em comparação a placebos, o gengibre diminuiu consideravelmente os sintomas do enjoo matinal.
12) Melhora as dores de artrite
O gengibre também é um ótimo anti-inflamatório natural e pode ajudar a diminuir as dores de diversos problemas inflamatórios e doenças de base inflamatória, incluindo a artrite, que afeta milhões de brasileiros atualmente. Além de controlar a inflamação, o gengibre também consegue aliviar a dor desses pacientes.
13) Combate doenças Respiratórias
Com 6,4 milhões de brasileiros afetados pela asma, doença que fecha as vias respiratórias e dificulta a respiração, é comum o número de pesquisas sobre como diminuir os efeitos dessa doença ser bastante alto. O gengibre, que ajuda contra inflamações, pode abrir as vias aéreas e facilitar a vida desses pacientes.
Atenção: os médicos informam que o gengibre não é a cura da asma e que não vai resolver a asma sozinho, mas ele pode ser utilizado para ajudar a melhorar ou potencializar outras medicações.
14) Melhora a circulação sangüínea
O gengibre melhora a circulação geral, ajudando o sangue a limpar impurezas e gerando uma sensação calorosa no corpo, como se confortasse a pessoa por inteiro. Além de seus benefícios em deixar o sangue magro, o chá de gengibre também é ótimo para dias frios.
OUTRAS DOENÇAS QUE O GENGIBRE TAMBÉM PODE AJUDAR A MELHORAR
15) Cura a hipotermia
Se algum dia você ou alguém que você conhece estiver sofrendo por hipotermia, o chá de gengibre é ótimo para ajudar a acelerar a recuperação, devido a seus benefícios na circulação sanguínea e à sensação de calor que ele provoca no corpo quando é tomado. O gengibre também ajudará a recuperar as áreas do corpo que podem ter sido afetadas com o congelamento e nem precisa beber tanto para obter o melhor resultado: 8 xícaras de chá em um dia já conseguem fazer com que você melhore.
16) Diminui o enjoo nos transportes
Milhões de pessoas sofrem ao se deslocar de um lugar para o outro por meios de transporte como carros, ônibus, barcas… Tudo isso por conta do enjoo provocado pela movimentação. O consumo de um pouco de gengibre pode te ajudar a controlar esse tipo de enjoo, é só comer um pouco antes de embarcar. A ingestão dessa raiz funciona tão bem quanto tomar uma medicação para enjoo e diminui todos os sintomas dessa sensação incômoda ao se deslocar, como tonturas, náuseas, suores e vômitos.
17) Serve de analgésico contra qualquer tipo de dor
Esqueça aquela caixinha de remédios para dor de cabeça, o gengibre também pode te ajudar com contra qualquer tipo de dor, sendo um maravilhoso analgésico que, além de todos seus benefícios contra as dores, ainda é natural! Ele trata inflamações e diminui as dores em um nível hormonal. Se você tomar uma xícara de chá de gengibre ao acordar, já conseguirá sentir as melhoras que ele te proporcionará em seu dia-a-dia.
18) Diminui a sinusite
É só mudar o tempo para você começar a sofrer com as dores da sinusite? Já está cansado de pegar receitas e atestados e tomar remédios e mais remédios para tentar se livrar dessa doença? Pois então, existe um ingrediente no gengibre que faz milagres contra a sinusite, ajudando a desobstruir as vias nasais e ajudando na drenagem dos mucos. E só é necessário tomar uma boa xícara de chá quente de gengibre para conseguir todos se livrar da sinusite sem o uso de medicamentos e efeitos colaterais desagradáveis.
19) Melhora o hálito
Se o alho é o vilão do bom hálito, o gengibre que se encaixa como o grande herói nesse quesito. Se você comer um pouco de gengibre ao final das refeições, ele limpará seu paladar e deixará sua boca com um hálito refrescante. Beber uma mistura de gengibre com água quente também pode ajudar a limpar sua boca e neutralizar o gosto ruim e o mal hálito, até mesmo após tomar um pouco de café.
20) Ajuda a libido
Como o gengibre melhora a circulação do sangue, é claro que ele também pode servir como um ingrediente afrodisíaco e é conhecido por isso por milhares de anos. Sua ligação com a libido é bastante rápida e clara, como ele aquece o corpo, aquece a relação sexual também. Ele funciona para ambos os sexos, então o que você está esperando para dividir um pouquinho de gengibre com o seu parceiro?
21) Aumenta o sistema imunológico
Você pega uma doença atrás da outra e está sempre lutando para ficar bem, mas, quando menos espera, você está doente de novo? Se você se identificou com isso, pode ser que seu sistema imunológico não seja dos melhores e sua alimentação pode ser de extrema importância para que ele melhore. Se você quer as defesas do seu corpo fortes e lutando contra o seu adoecimento, o gengibre é altamente recomendado pelos médicos, pois limpa seu sistema linfático, mata bactérias e libera toxinas.
22) Fortalece o corpo contra radiação nuclear
É incrível como as propriedades do gengibre podem ser úteis para tantas coisas diversas, e esse é um caso bem curioso. Se você não trabalha em uma usina nuclear ou em áreas devastadas por desastres nucleares ou bombas, isso não é uma preocupação sua no momento, mas, para algumas pessoas, isso é primordial. O aumento do consumo diário de gengibre pode fortalecer o seu corpo contra essa energia tão prejudicial.
Depois dessa lista, você já sabe como o gengibre pode te ajudar a se proteger ou curar várias doenças, fortalecendo seu corpo e dando mais energia. Então, imagino que esteja animado para começar a ingerir mais gengibre em sua rotina, por isso vamos te ajudar a escolher o gengibre da melhor forma possível. Quando for fazer compras, se atente a esses detalhes:
- Se houverem manchas ou ele esteja desbotado, evite comprar.
- Gengibres grandes costumam estar mais velhos
- Ele deve estar firme, se estiver amolecido, não compre.
A melhor forma de consumir gengibre é através do chá, mas se quiser você pode colocá-lo em sua comida como tempero. Também há a opção de adquirir suplementos, mas lembre-se de escolher um que seja orgânico!
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O GENGIBRE:
O gengibre pode melhorar o metabolismo?
Sim, pesquisas confirmam que a raiz do gengibre pode acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso. Se sua intenção é emagrecer, impulsionar o metabolismo pode ser primordial para alcançar o resultado, mas não esqueça de comer legumes e proteínas magras.
Seria o gengibre capaz de lutar contra a insônia?
Sim, é possível, mas não provoca sono, propriamente dito. Ele tem uma natureza calmante, mas suas propriedades calorosas, que melhoram o sistema circulatório, são de dar energia a quem come ou ingere o chá do gengibre. Porém, na hora de dormir, com o corpo livre das toxinas que o gengibre também ajuda a eliminar, é possível que a insônia seja combatida, permitindo que você durma com tranquilidade.
O gengibre serve como calmante?
Quando o gengibre atua na melhora do sistema circulatório, a sensação de calor que ele provoca dá uma leveza, uma calma, logo após a ingestão. Ele tem, sim, propriedades calmantes por causa da sua atuação como anti-inflamatório. É por isso que ajuda a pessoas que sofrem de estômago. Então, sim, o gengibre também atua como calmante.
O gengibre ajudar a dar energia?
Sim, ele pode ajudar a dar mais energia para enfrentar o dia porque ele atua no sistema circulatório, limpando as impurezas e fazendo o sangue circular com mais liberdade por todo o corpo. Essa sensação ajuda o corpo a se movimentar e agir com mais precisão, parecendo até que você está mais jovem.
Tem carboidrato no gengibre?
Sim, em torno de 0,4 gramas para cada colher de chá de raiz de gengibre. Como não se utiliza mais que isso para temperar pratos ou para produzir o seu chá, é comum se dizer que ele se encaixa em uma dieta de baixo teor de carboidratos, como Dukan ou Lowcarb. Ele também te mantém com uma sensação de saciedade por mais tempo, ajudando contra a fome que se sofre com esses tipos de dieta com pouco carboidratos.
Autora: Isabel Cristina
Olá, sou Isabel Cristina, editora-chefe da DEBER. Acreditamos que vale a pena capacitar as pessoas com conhecimento para que elas possam fazer as escolhas mais inteligentes e saudáveis para suas vidas. Eu e colaboradores voluntários assumimos a missão de fazer com que nossos seguidores se sintam melhor e vivam mais sem dietas restritivas ou mudanças no estilo de vida. Bem-vindo a bordo!