Saúde ainda disponibiliza vacina na região. Campanha iniciou no dia 18 de julho. Cruzeiro do Sul atinge quase 100% de cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite
Arquivo Secretaria de Saúde
Em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, 98% das crianças foram vacinadas contra o sarampo e a poliomielite durante o mês de agosto. O município nem precisou reforçar a campanha no segundo dia D, feito no último sábado (1), para atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo estimado em 913 crianças, mesmo assim, a vacina continua à disposição nas unidades de saúde.
Devido às dificuldades de acesso às comunidades rurais, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi antecipada na segunda maior cidade do Acre para o dia 18 de julho.
Equipes de saúde visitaram as comunidades de difícil acesso por meio de barcos e em carros para atender as crianças das comunidades mais distantes e, na área urbana, todos os postos de saúde colocaram servidores à disposição para aplicar a vacina.
O resultado foi que, na última sexta-feira (31), dia que a campanha seria encerrada, o município registrou uma quantidade de 6,8 mil crianças vacinadas, atingindo pouco mais de 98% das crianças de 1 e menos de 5 anos de idade. Com isso, não foi necessário intensificar a campanha no último sábado, como aconteceu em outros municípios do estado que ainda não tinham atingido a meta.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Thaiana Félix, informou que, mesmo com a cobertura de quase total do público-alvo, o município ainda tem doses da vacina e vai continuar imunizando as crianças que comparecerem nas unidades de saúde.
“Ainda pedimos aos pais que procurem a unidade de saúde porque é uma vacina de rotina e ainda podem está vacinar os seus filhos. Não deixem suas crianças sem serem imunizadas”, alerta.
Em Cruzeiro do Sul, há um caso confirmado de sarampo, mas, segundo a Saúde, é de um paciente que estava em Manaus e chegou na cidade com a doença.