Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde, vem informar ao público que está apurando as circunstâncias que desencadearam o fato narrado nas redes sociais por uma usuária da Unidade Municipal Materno Infantil, no que diz respeito à administração de soro vencido pela equipe da referida unidade.
Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde, que faz um rigoroso controle de seus estoques de materiais e medicamentos, antes da distribuição para todas as suas unidades de saúde, e conta com uma equipe competente e aplicada neste monitoramento - ficou surpresa com o acontecido, uma vez que este item “soro”, foi distribuído há meses para a referida unidade de saúde, conforme controle de estoque da Secretaria Municipal de Saúde.
Estamos acionando a direção da Unidade Municipal Materno Infantil e sua equipe, no sentido de que informe as circunstâncias em que este item se encontrava com a “data de validade vencida”, ainda no estoque da unidade. Que seja apurado junto à equipe de enfermagem as rotinas e protocolos de administração de medicamentos em pacientes. Ao mesmo tempo que informamos a diretoria administrativa da unidade que a (o) profissional que teria administrado o referido soro, seja afastada das funções que envolvam administração de medicamentos à pacientes, até o fim da apuração do fato denunciado.
Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade, ética e responsabilidade para com nossos pacientes, onde a unidade é uma referência na cidade e região em obstetrícia e pediatria; executa mais de 4 mil atendimentos ao mês, com cerca de 450 a 600 internações ao mês e tem um histórico de prestações de serviços de qualidade e de comprometimento da equipe.
E informamos que este fato narrado e isolado vai ser apurado junto à unidade com intuito de esclarecer e sanar os erros que forem constatados.
Por: Liberdadenews/Ascom