Por mês, a UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas, atende uma média de 5.900 pacientes por mês, mas uma boa parte destes atendimentos vem de outros municípios da região.

A diretora da Unidade Luciana Fonseca explica que 60% dos atendimentos são pacientes de Teixeira de Freitas e outros 40% são de outros municípios, sendo que a unidade está preparada para receber 200 atendimentos por dia, mas por conta da alta demanda de outros municípios chega a receber 400 pacientes por dia que gera custo para o município de Teixeira de Freitas.

Já foram gerados 240 mil exames, na unidade, entre exames de sangue, eletroencefalograma, Raio-X, sendo que de janeiro de 2018 a outubro de 2018, foram realizados 8.245 Raio-X, 1.471eletroecefalegramas.

“Hoje o que mais nos preocupa é o volume que vem de fora, esse volume impacta muito no atendimento da UPA, ele vem geralmente de forma irregular, ele vem com pacientes que não são atendidos nos seus postinhos de saúde de suas unidades, então, já não deveria vir nem pra UPA, elas deveriam procurar o hospital de sua cidade, ou o hospital mais próximo a sua cidade que seria de referência”.

Ao todo são 32 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros e 16 médicos, que realizam atendimento por 24 horas em escala. A Diretora explica que uma grande preocupação é com relação ao volume de pacientes de outros municípios, já que muitas demandas poderiam ser encaminhadas para outras unidades por se tratar de baixa complexidade.

“Hoje a unidade recebe atualmente tudo, desde os mais graves até a procura eletiva, aquela que poderia estar sendo feita nos postinhos de saúde (UBS), hoje a gente recebe, uma dor de cabeça crônica, pessoas com depressão, acidentes, infartos, e outras demandas, então, desde a mais simples ou as mais complexas gera uma internação, um encaminhamento para o Hospital Municipal, enfim, são muitos os procedimentos aqui na Unidade de Pronto Atendimento”, explicou.

O atendimento é realizado através de classificação de risco como ressalta a gestora. “Trabalhamos com classificações, que vai desde o Azul ao Vermelho, então, a nossa prioridade aqui é a cor Vermelha e Amarela, são os pacientes que realmente não demoram, o Vermelho, é atendido de imediato, e é prestado a ele um socorro imediato, o Amarelo tem uma variação de até 3 minutos, o Verde e o Azul, demora um tempo a mais, já que é um paciente de menor risco, esta formação de atendimento é fundamental que a população compreenda”.

Mas a Diretora explicou que o grande compromisso da Gestão é promover atendimento público de qualidade. “Temos uma casa de portas abertas para atender quem quer que seja, estamos sempre prontos para acolher a população em geral, temos um grande volume de atendimentos e fazemos o possível todos os dias para administrar da melhor forma e promover uma saúde pública igualitária, humana, acessível e com muito carinho”.

Fonte: Liberdadenews/Ascom

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