Um ultrassom portátil de baixo custo e que pode ser conectado ao smartphone é uma das novas apostas tecnológicas para revolucionar a medicina tradicional.
Criado pela Butterfly Networks, o aparelho está à venda por US$ 2 mil (R$ 7,7 mil), uma fração do custo dos equipamentos atuais. "Esta tecnologia é a primeira grande reviravolta para a prática da medicina desde que o estetoscópio foi inventado, há 200 anos", diz Jonathan Rothberg, CEO da Butterfly Networks.
"Agora, em cada exame médico, você vai olhar por dentro do corpo em vez de ouvi-lo", acrescenta. Em um hospital em Nova York, a máquina já está sendo usada.
"Este paciente nos procurou e claramente não estava passando bem. No passado, o enviaríamos para fazer um ultrassom ou talvez uma tomografia computadorizada", diz Harald Sauthoff, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York.
"Mas, hoje em dia, podemos apenas usar um equipamento de ultrassom portátil e conectá-lo ao iPhone", acrescenta.
"Posso ver que o fígado aparece pequeno e encolhido, indicando doença hepática crônica. Em suma, cheguei a um diagnóstico". Rothberg foi premiado por inventar a análise de DNA de alta velocidade em 2015.
Ele também planeja criar máquinas que possam curar doenças.
Fonte: BBC News