Um técnico em enfermagem foi preso sob acusação de ter violentado sexualmente uma paciente em estado vegetativo que deu à luz em dezembro no Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Segundo o chefe da polícia local, Jeri Williams, os investigadores prenderam Nathan Sutherland, de 36 anos, sob acusação de abuso sexual e estupro de vulnerável. Ele foi transferido para a prisão de Maricopa County.

Williams informou que Sutherland trabalhava na Hacienda HealthCare desde 2011 e tomava conta da paciente na época em que o estupro ocorreu. O chefe de polícia disse ainda que o caso se tornou uma prioridade em seu departamento.

"Nós devíamos essa prisão à vítima", Williams disse. "Devíamos essa prisão ao mais novo membro da nossa comunidade, aquele bebê inocente." A paciente de 29 anos deu à luz um menino na unidade em 29 de dezembro. A criança está sob os cuidados da família da mulher, que não teve a identidade revelada.

A família descreveu a paciente como tendo "deficiências intelectuais significativas" e explicou que ela não podia falar mas tinha movimentos limitados e respondia a sons.

Depois do nascimento, uma investigação policial recolheu amostras de DNA dos empregados da clínica. A polícia ainda está averiguando se Sutherland abusou de outras pacientes.

Os funcionários disseram que não tinham ideia de que ela estava grávida - de acordo com registros do tribunal, seu último exame físico havia sido feito em abril.

Ao noticiar o nascimento do bebê, a filial da CBS em Phoenix, KPHO-TV, citou uma fonte segundo a qual a paciente precisaria de atenção 24 horas por dia e por isso muita gente teria acesso ao seu quarto.

Medidas de segurança

O protocolo da clínica mudou depois do incidente e, desde então, homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por colegas do sexo feminino.

Em comunicado divulgado no começo do mês, a Hacienda HealthCare declarou que "recentemente tomamos conhecimento de um episódio profundamente perturbador envolvendo a saúde e a segurança de uma paciente da Hacienda".

Na ocasião, David Leibowitz, porta-voz da Hacienda HealthCare, acrescentou que a organização estava "completamente comprometida em descobrir a verdade do que é, para nós, um assunto sem precedentes".

O CEO da Hacienda HealthCare pediu demissão depois do ocorrido e, nesta semana, a clínica anunciou que duas outras pessoas haviam deixado seu quadro de funcionários.

Em sua página na internet, a Hacienda HealthCare declara que sua tarefa é prover cuidados para "pacientes jovens, adolescentes, crianças e bebês cronicamente doentes e clinicamente frágeis, assim como outros com incapacidades intelectuais e transtornos de desenvolvimento".

Fonte: BBC News


Teixeira: Mais de 3 mil cadastros são realizados no primeiro dia do

Teixeira de Freitas: O Grande Mutirão da Saúde de Teixeira de Freitas, logo no primeiro dia de cadastramento, superou a marca de 3 mil registros.

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade para mudança de sexo

Reposição hormonal só será permitida após os 16 anos O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou na última quinta feira no Diário Oficial

Saúde mental deve atender crianças e jovens com câncer

Médico diz que atendimento deve envolver toda a família O atendimento oncológico tem que estar integrado a um centro de tratamento

Morre o jornalista Erival Guimarães, aos 61 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 10, no Hospital Santa Izabel, o jornalista Erival Guimarães, de 61 anos, ex-assessor de comunicação da Secretaria de

Número de grávidas com HIV aumenta quase 40% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem crescendo desde 2008, de acordo com os últimos dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids

Pele de tilápia é usada para tratar vítimas de queimaduras

A pele da tilápia, peixe de água doce, está sendo usada para tratar pacientes vítimas de queimaduras graves. Ainda em fase experimental, o

Correr maratonas pode ajudar a 'rejuvenescer' suas artérias?

Testes foram feitos com mais de 100 participantes amadores da Maratona de Londres Treinar para uma maratona e completá-la melhora a saúde das

O que acontece com seu corpo quando você come demais

Já sei como me sinto depois de cada ceia de Natal: sonolento, lerdo e, sem dúvida, empanturrado. Mas na hora do almoço, no dia seguinte, tenho

Visita ao oftalmologista pode prevenir câncer nos olhos

O melanoma ocular não apresenta sintomas e pode evoluir com gravidade Visitas frequentes ao oftalmologista e a realização de exames de rotina

Campanha contra câncer de pele é estendida até o fim do verão

Especialista defende proteção contra radiação excessiva no ano inteiro Com a radiação solar cada vez mais forte nos primeiros meses do ano,

Nossos Apoiadores: