Cada vez mais, os pássaros têm se tornado animais de estimação em diversos lares e assim como os outros pets, eles precisam de muitos cuidados para viverem com conforto e saúde. Um dos principais, e que gera mais dúvidas em tutores, é onde ele irá morar.
Para garantir que o seu novo pet tenha um lar agradável, é necessário muito atenção na hora de escolhê-lo. Por esse motivo, vamos explicar para você tudo o que deve ser analisado na hora dessa escolha tão importante e o que não pode faltar em uma gaiola de pássaros!
O que analisar na hora de escolher a gaiola para o meu pássaro?
Quem nunca teve uma ave em casa pode ter dúvidas sobre como escolher uma gaiola, afinal, no Brasil há uma variedade enorme de passarinhos e todos são muito diferentes entre si. Por isso, antes de mais nada, é necessário ter em mente qual você irá escolher e levar em consideração suas principais características, como:
- Tamanho;
- Nível de energia;
- Convivência com outros animais;
- Dieta,
- Necessidade de exercícios físicos.
O tamanho é o fator principal na hora de escolher a gaiola, já que passarinhos são animais que gostam de espaço. Para saber se ele se sentirá confortável em seu novo lar, ele deve abrir completamente as asas, sem tocar em nenhuma extremidade da gaiola.
Além disso, é necessário saber se ele se dá bem com outros companheiros e, caso essa seja a sua intenção, já tenha em mente qual será o novo pet escolhido. Também é muito importante pensar em qual local você colocará a gaiola, pois ele também precisa de sol, ar e ventilação.
Dicas para escolher a gaiola ideal
Com as dicas a seguir, ficará muito mais fácil garantir o melhor lar para o seu pássaro, veja só:
- Repare se na gaiola há peças soltas ou pontiagudas, elas podem acabar machucando o seu animal de estimação;
- Verifique se a gaiola foi desenvolvida em um material resistente, alguns passarinhos são bem agitados e ficaram voando dentro dela o tempo todo;
- Analise se o fecho da gaiola é bem resistente e mantenha-o sempre fechado, afinal, você não vai querer que o seu pet voe e acabe se perdendo por aí;
- Observe o espaço entre as barras da gaiola e escolha uma que tenha a distância entre elas menor que a cabeça do seu pequeno. Deste modo, você evitar que aqueles passarinhos mais curiosos se machuquem ao tentar espiar,
- Falando em barras, as verticais garantem danos menores às penas, enquanto as horizontais favorecem a escalada.
Cuidados com a gaiola
Não basta a gaiola escolhida ser grande e resistente, também são necessários alguns cuidados para o conforto e uma melhor qualidade de vida para o seu pássaro. Alguns deles são:
Higiene
Uma das dúvidas mais recorrentes entre os tutores de pássaros, diz respeito à higiene da gaiola. É muito importante deixar o comedouro da ave em um canto afastado do local onde ele faz suas necessidades.
Além disso, existem gaiolas que contam com o fundo removível, facilitando a limpeza e garantindo que o lar do seu pet esteja sempre adequado para ele.
Poleiros
Os poleiros são fundamentais nas gaiolas. Além de servirem com distração para o pet, eles a tornam mais parecidas com a natureza e ainda estimulam o pássaro a exercitar as patas e os músculos.
Brinquedos
Lembre-se: na hora de escolher a gaiola, pense nos momentos de diversão do passarinho e reserve um espaço mais deixar algum brinquedo. Assim, você promoverá uma vida muito mais feliz e divertida ao seu pet!
Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher uma gaiola, não é mesmo?
Então, aproveite e ofereça o que há de melhor para o seu companheiro!