Existem certas tendências de saúde que fazem mais mal do que bem. O creme dental de carvão é uma delas
O creme dental com carvão ativado é uma tendência de saúde. O produto promete fazer uma limpeza profunda na boca e um sorriso mais branco. No entanto, pesquisadores dizem que não é mais do que “um truque de marketing”.
De acordo com uma análise publicada recentemente no British Dental Journal, foi constatado “evidências científicas insuficientes para substanciar os benefícios cosméticos, à saúde (antibacterianos, antifúngicos ou antivirais, cárie reduzida, clareamento dentário, desintoxicação oral) ou alegações de segurança de dentifrícios à base de carvão vegetal comercializados”.
A pesquisa analisou os resultados de 118 artigos de 2017 e contou com um banco de dados de 50 cremes dentais à base de carvão vegetal.
Outro grande problema apontado pelo autores foi a sua falta distinta de flúor. O flúor pode ser tóxico nas doses erradas, mas os baixos níveis encontrados nos produtos de creme dental mais comuns são um ingrediente-chave. O flúor ajuda a evitar a cárie dentária e remineraliza os dentes para torná-los mais fortes.
Apenas 8% dos cremes dentais analisados continham flúor. Além disso, qualquer benefício que o flúor tenha nesses 8% dos produtos poderia ser nulo e sem efeito devido à presença de carvão ativado, que possui uma capacidade de absorção extremamente alta. Isso significa que pode “inativar” o produto químico.
Outro problema encontrado foi o nível de abrasividade nesses produtos. Muitas vezes, nos cremes dentais com carvão ativado o nível é muito maior do que os de cremes dentais regulares. E, portanto, quando usado regularmente, pode danificar o esmalte e gengivas, dizem os pesquisadores.
Ainda assim, os autores do estudo aconselham, se você quiser manter seus dentes brancos em perfeitas condições, é melhor manter o creme dental à base de flúor e falar com seu dentista sobre quaisquer opções adicionais de branqueamento.
Fonte: Go Outside