Porto Seguro: A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro confirmou, na noite desta segunda-feira (15), que a morte da estudante paulista Giovanna Marson, 17 anos, foi em decorrência do vírus influenza, subtipo H3N2. O resultado do exame foi divulgado pelo LACEN, o laboratório central de saúde pública da Bahia, no fim da tarde.
Giovanna estava viajando em uma excursão com a turma do Colégio COC, em Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo. No sábado (13), durante um passeio, ela sentiu-se mal e foi internada no Hospital Luís Eduardo Magalhaes, mas não resistiu e morreu na madrugada de domingo (14).
Os exames confirmaram ainda que outras duas adolescentes, que também estavam na excursão, contraíram a doença. As jovens seguem internadas no mesmo hospital. O quadro de saúde é estável. Uma delas era prima de Giovanna.
O corpo de Giovanna foi enterrado na tarde desta segunda-feira (15), em Jacareí.
CASOS SÃO IMPORTADOS, DIZ SECRETARIA - Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou à população que não existe surto instalado em Porto Seguro para a doença, que se trata de uma situação isolada e que todas as medidas estão sendo tomadas para que novos casos não ocorreram. Ainda segundo a secretaria, as jovens já chegaram do estado de São Paulo com a gripe.
"Estamos dando continuidade às ações que já haviam sido desencadeadas desde o início das primeiras notificações, para interrupção da cadeia de transmissão da doença, mantendo uma vigilância ativa para detecção oportuna de casos suspeitos e adoção de respostas rápidas para prevenção de surtos", afirmou o secretário de Saúde de Porto Seguro, Kerrys Ruas.
FIQUE ATENTO - As pessoas com quadro suspeito podem apresentar febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um desses sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia e desconforto respiratório, sintomas semelhantes com gripe comum. Como qualquer gripe, pode evoluir para sinusite ou até para um quadro pulmonar.
A transmissão é diretamente de pessoa para a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.
Fonte: Radar64