Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro De Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou na manhã desta quarta-feira (24), na travessa 15 de Maio (travessa da Boroto), uma importante ação de conscientização e prevenção das hepatites em Teixeira de Freitas. A ação faz parte do cronograma do “Julho Amarelo”, mês em que se comemora o dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, no dia 28 de Julho.
A equipe do CTA realizou quase 250 testes rápidos de hepatites B e C, fez orientação com panfletos informativos sobre as Hepatites e distribuição de preservativos. A coordenadora do CTA de Teixeira de Freitas, Vilma Gonçalves, explica que estas ações são importantíssimas pois levam o serviço de saúde para perto das pessoas. “ Aqui no meio do centro comercial, as pessoas podem realizar o teste e pegar o resultado 30 minutos depois. Isto facilita o diagnóstico e o tratamento das hepatites.”, explica Vilma.
A Hepatite
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O SUS oferece tratamento para todos, independente do grau de lesão do fígado.
“Em muitos casos não existem sintomas, o que aumenta os riscos da infecção evoluir e se tornar uma doença crônica, com danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam as hepatites”, frisou.
A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer.
CTA
Os interessados em conhecer os serviços oferecidos pelo órgão, podem buscar orientação pessoalmente, na Rua Sagrada Família, n° 436, bairro Bela Vista, ou por meio do telefone (73) 3011-2713 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O CTA/SAE oferece assistência especializada para tratamento da Aids, hepatites virais B e C, tuberculose, hanseníase e DST’s.
Por; Liberdadenews/Ascom