A fascite plantar é um doloroso processo inflamatório da fáscia plantar, o tecido conjuntivo na sola do pé, que pode acontecer em pessoas que praticam esportes de alto impacto.

Dr. David Pierson, Médico de Quiropraxia, CCSP, ICSSD, FICC e ex-presidente da Federação Internacional de Quiropráticos Esportivos do EUA, diz que atletas, postura desequilibrada ao andar, ou mecânica do joelho podem causar um desequilíbrio muscular.

Quer melhorar a performance na corrida? Fortaleça os pés!

Os desequilíbrios descritos por Pierson podem ser relacionados a esportes como a corrida. Mas pode haver predisposições fisiológicas, como arcos altos, arcos colapsados ​​ou joanetes. Ou podem ser fatores ambientais, como estresse ou estar acima do peso.

Como começa a dor

Sob carga de qualquer um dos fatores acima, a fáscia do pé, que forma uma tenda entre o calcanhar e a base dos cinco dedos dos pés para sustentar o arco medial, pode apresentar microlesões. Quando o corpo começa a curar essas lesões, pequenas aderências, quase como crostas, podem se formar entre a fáscia e tendões adjacentes, músculos ou outros tecidos. As aderências causam dor, geralmente sentida no calcanhar, quando o pé está sob pressão, caminhando ou correndo. Além disso, com o tempo, a fáscia se torna encurtada e fibrótica. E a condição pode se tornar crônica e debilitante se não for tratada.

Dr. Miles Colaprate, da Balance Chiropractic and Acupuncture, em Shelburne, Vermont, diz que “muitas pessoas tentam tratar a FP com alongamentos. Eles massageiam o pé com bola de golfe, usam gelo ou aquecem o pé, mas nenhum deles são a terapia correta.

Mas tanto Pierson quanto Colaprete concordam que você pode tratar FP em casa, especialmente se você diagnosticar cedo.

“O primeiro passo é fortalecer o sistema muscular de apoio”, diz Pierson. “Pare de fazer o que te causa dor. Se dói quando você corre mais de 10 quilômetros, pare. Trate a dor com alongamento e fortalecimento.”

ALONGAMENTOS PARA FASCITE PLANTAR

Yoga para os pés

De pé sobre uma superfície plana, levante apenas o dedão do pé. Coloque os outros dedos no chão e segure por cinco segundos. Em seguida, solte o dedão do pé e levante os outros quatro dedos. Faça três séries de dez em cada pé.

Bolinhas

Use o dedão do pé e o segundo dedo do pé para pegar as bolinhas do chão, curvando os dedos dos pés sobre as bolinhas – pequenas pedras também funcionam.  Repita 10-15 vezes.

Toalha

Coloque uma toalha no chão. Com o seu calcanhar no chão, amasse a toalha com os dedos dos pés. Repita 10 vezes por pé.

Postura

No chão, coloque os dedos dos pés para baixo e, em seguida, sente-se nos calcanhares. Respire profundamente, sentando-se mais à medida que você se sentir mais confortável na postura. Solte por 30 segundos. Repita três vezes.

Auto massagem no pé

Usando os polegares, com uma perna cruzada sobre a outra para que você possa acessar facilmente a sola do pé dolorido, pressione a parte inferior do pé enquanto balança o dedão para cima e para baixo. Mova os polegares para cima no centro do pé, procurando por pontos doloridos. Preste atenção especial às aderências dolorosas entre o quarto e o quinto dedo do pé.

Massagem Shin

Com o pé dolorido cruzado sobre a perna, passe os polegares pela parte superior da tíbia com a perna cruzada. Pressione as áreas sensíveis com os polegares, enquanto flexiona o pé para trás e para frente. Em seguida, esfregue seus músculos das canelas – trabalhe-os para torná-los mais maleáveis.

Alongamento na escada

De pé em um pé com o seu calcanhar pendurado de uma escada, levante-se em seus dedos do pé, em seguida, desça com o calcanhar abaixo da escada. Conte até quatro com cada aumento e cada queda. Repita 15 vezes.

Tratamento

Apenas fortalecer e alongar não resolve o problema, diz Pierson. Procure um especialista em biomecânica que trabalhe a questão do desequilíbrio – mecânica dos pés, mecânica do joelho ou pisada. Seu especialista deve ser capaz de fornecer avaliações, exercícios, conselhos, manipulação, trabalho de tecidos moles e, possivelmente, uma órtese ou injeções. Você pode ficar feliz em saber que a cirurgia é sempre a última opção com fascite plantar, e geralmente não é boa, pois remove o sistema de suporte natural do pé.

Fonte: Gooutside

Caravelas inaugura novo Centro de Fisioterapia e Pilates: ESPAÇO

Caravelas: A cidade de Caravelas celebrou a abertura do ESPAÇO VIDA na manhã do último sábado, 06 de abril de 2024, marcando um avanço

Laudos que atestam autismo, Síndrome de Down e outras condições

Os laudos médicos periciais que atestam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Síndrome de Down e outros transtornos e condições permanentes

Médicos voltam a denunciar atrasos nos salários e falta de insumos

Referência para a população dos municípios da Costa do Descobrimento, o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, tem enfrentado

1º Mutirão de Dengue ocorrerá nesta quarta (28) em Teixeira;

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, promoverá nesta quarta-feira (28) o 1º Mutirão Contra a Dengue

Lajedão enfrenta epidemia de dengue e pede colaboração da

Lajedão: A Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão divulgou uma Nota de Esclarecimento nesta quinta-feira (08/02/2024) alertando sobre o

Bahia registra mais de 2.500 suspeitas de dengue; veja como combater

Mais de 2.500 suspeitas de dengue foram registradas na Bahia entre os dias de 31 de dezembro a 27 de janeiro deste ano. Segundo Secretaria de

Radialista Jader Pereira fará novo procedimento

Teixeira de Freitas: No dia 31 de Janeiro, o radialista e pastor batista Jader Alves Pereira será submetido a um novo procedimento cardíaco.

Alcobaça vai realizar mutirão de cirurgias ginecológicas

Alcobaça: Mais de sessenta mulheres aguardavam por cirurgias ginecológicas na fila de espera. Todas elas serão atendidas nos dias 27, 29 e 31 de

Número de profissionais no 'Mais Médicos' aumenta 105% em 2023

Um balanço do Ministério da Saúde mostra que o programa Mais Médicos mostrou um aumento de 105% no número de profissionais atuando no ano de

Bahia registra crescimento de 33% nos casos de dengue em 2023

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 47.753 casos de dengue na Bahia durante o ano de 2023. O resultado representa 322,4

Nossos Apoiadores: