Quem acompanha personal trainers e influenciadores fitness nas redes sociais já deve ter reparado que, além de muitos exercícios físicos, a rotina desses profissionais também conta com uma dieta balanceada, que inclui bastante ovos, carnes e derivados do leite. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em proteínas, substância essencial para aqueles que desejam ganhar massa magra, fortalecer os ossos e definir os músculos.

As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos. Elas são fundamentais para o nosso organismo, porque são matérias-primas para a produção de hormônios, enzimas, neurotransmissores, estruturas celulares, além de serem importantes para a manutenção do sistema imunológico e no processo de construção de tecidos, cabelo e pele.

 A ingestão de uma quantidade adequada de proteínas é muito importante para todas as pessoas, atletas ou sedentárias. No entanto, aqueles que se exercitam com mais frequência precisam estar atentos, uma vez que o aumento dos treinos exige também o crescimento do consumo de proteínas. Os idosos também devem ter cuidado. Estudos demonstram que a perda mais importante de massa muscular começa já a partir dos 50 anos, sem falar de doenças como a osteoporose, cuja uma das causas é a falta de proteínas no organismo.

Além de ingerir alimentos com altas taxas de proteínas, a inclusão de suplementos alimentares na dieta é uma opção valiosa para manter as taxas adequadas de proteínas. Tomar a já famosa whey protein ou suplementos de caseína ajuda a fortalecer os ossos e a estrutura muscular.

Além disso, comer carnes e laticínios é bom para a saúde do corpo e estão inclusos no cardápio da dieta da saúde planetária, concebido por pesquisadores.

Principais tipos de proteínas

Caseína
Existem diversos tipos de caseína, sendo que a mais popular é utilizada como suplemento é a do leite. Essa proteína é rica em aminoácidos como a glutamina, que auxilia no aumento muscular, e a arginina, conhecida como precursora da liberação natural do hormônio do crescimento.

Levando de cinco a sete horas para ser digerida pelo organismo, a caseína é uma proteína de lenta absorção, proporcionando saciedade e mantendo os músculos nutridos por um longo período, evitando o catabolismo proteico, estado em que ocorre a perda de músculos.

O recomendado é ingerir entre 30 e 60 gramas de caseína diariamente, antes de dormir.

Whey Protein

Famoso entre o público de academias, o Whey Protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. Trata-se de um produto conhecido para quem quer ganhar massa muscular. Mas não é só para isso que ele serve, pois ajuda também a melhorar os sintomas da asma, controlar a pressão arterial, o colesterol e as taxas de glicose.

A quantidade de Whey Protein que deve ser ingerida diariamente varia de pessoa para pessoa, dependendo da necessidade de cada um e tratamento que está fazendo, por isso é recomendado procurar a ajuda de um profissional.

Albumina

A albumina é a proteína presente no ovo (na clara do ovo desidratada). Rica em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro, ela ajuda a acelerar o organismo e contribui na manutenção de peso, já que, assim como a caseína, é de absorção lenta, o que prolonga o processo digestivo e a saciedade.

Soja

Um dos alimentos mais consumidos por veganos, vegetarianos e por quem possui intolerância ou alergia à lactose, a soja é uma proteína de alta qualidade. Ela contém glutamina, que ajuda na recuperação após o treino; arginina, que dilata os vasos sanguíneos e, consequentemente, permite que os nutrientes cheguem mais rapidamente aos músculos.

Alimentos ricos em proteínas

Carne
Todos os tipos de carnes são fontes de proteínas, mas a melhor opção é a magra e branca, como o frango, que possui menos gordura do que a bovina. O consumo desse alimento é importante para a produção de queratina e de colágeno.

Ovo
Esse alimento fornece até seis gramas de proteínas, principalmente albumina. Elas estão principalmente na clara e são ótimos substratos para a musculatura.

Laticínios
O leite e seus derivados, como queijos e iogurtes, são alimentos completos, pois são compostos por partes praticamente iguais de proteínas, carboidratos e gorduras. Eles também são ricos em cálcio, que contribui para manter os ossos fortes e saudáveis. Inclusive, é possível misturar o leite com o whey protein batido para obter melhores resultados.

Arroz e feijão
A dupla mais amada do Brasil reúne todos os aminoácidos essenciais, necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Peixes
Carnes brancas ricas em proteínas, que ajudam na construção muscular. Por conterem pouca gordura, são ótimas opções para quem deseja perder peso. Além disso, favorecem o controle do colesterol e da pressão arterial.

Sementes
Opções de origem vegetal como a chia, amêndoas, nozes e castanhas são altamente nutritivas. Além de fontes de proteínas, são ricas em cálcio, em ômega-3 e em fibras, que dão saciedade ao corpo.

Por agência emarket


Vigilância Epidemiológica investiga se balconista de farmácia

Eunápolis: A Vigilância Epidemiológica de Eunápolis investiga se o balconista de uma farmácia morreu em decorrência da gripe H1N1. Narciso da

Prefeito Temóteo Brito visita circuito do Grande Mutirão da Saúde

Teixeira de Freitas: Neste sábado, 18, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, visitou a estrutura do Grande Mutirão da Saúde. Ele

Teixeira: Mais de 3 mil cadastros são realizados no primeiro dia do

Teixeira de Freitas: O Grande Mutirão da Saúde de Teixeira de Freitas, logo no primeiro dia de cadastramento, superou a marca de 3 mil registros.

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade para mudança de sexo

Reposição hormonal só será permitida após os 16 anos O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou na última quinta feira no Diário Oficial

Saúde mental deve atender crianças e jovens com câncer

Médico diz que atendimento deve envolver toda a família O atendimento oncológico tem que estar integrado a um centro de tratamento

Morre o jornalista Erival Guimarães, aos 61 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 10, no Hospital Santa Izabel, o jornalista Erival Guimarães, de 61 anos, ex-assessor de comunicação da Secretaria de

Número de grávidas com HIV aumenta quase 40% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem crescendo desde 2008, de acordo com os últimos dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids

Pele de tilápia é usada para tratar vítimas de queimaduras

A pele da tilápia, peixe de água doce, está sendo usada para tratar pacientes vítimas de queimaduras graves. Ainda em fase experimental, o

Correr maratonas pode ajudar a 'rejuvenescer' suas artérias?

Testes foram feitos com mais de 100 participantes amadores da Maratona de Londres Treinar para uma maratona e completá-la melhora a saúde das

O que acontece com seu corpo quando você come demais

Já sei como me sinto depois de cada ceia de Natal: sonolento, lerdo e, sem dúvida, empanturrado. Mas na hora do almoço, no dia seguinte, tenho

Nossos Apoiadores: