Teixeira de Freitas: Neste sábado, 18, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, visitou a estrutura do Grande Mutirão da Saúde. Ele conheceu os consultórios, conversou com médicos, ouviu a população acerca do atendimento recebido e constatou: o índice de satisfação das pessoas está alto. “Isso aqui vai ajudar muita gente. Eu mesma estou muito feliz com minhas consultas. Os médicos são ótimos e atenciosos. Minha cirurgia já foi agendada”, disse em tom otimista, a estudante Gabriela Souza.
Além disso, o próprio prefeito fez a consulta com uma das médicas oftalmologistas. E, já agendou sua cirurgia de catarata, que será realizada pelo Mutirão. “Estamos realizando o maior mutirão de Saúde da história de Teixeira de Freitas, serão mais de 40 mil procedimentos. Tudo feito com recurso próprio do município. Nossa satisfação é saber que as filas de espera da saúde irão acabar”, disse o prefeito a um dos grupos de populares que recebia o atendimento no circuito.
Ampliação de vagas
Diante da demanda e do fluxo eficiente, a Prefeitura já ampliou o número de vagas para a procura espontânea. Foram acrescentados aos números já previstos por dia, 200 vagas de oftalmologista, 20 para ultrassom transvaginal, 20 ultrassom de abdômen total, 20 ultrassom de mama. Estão sendo realizados, diariamente, cerca de 3,5 mil procedimentos (consultas, exames e cirurgias). A demanda para cardiologista já havia sido aumentada, por causa da grande procura. Ainda é possível levar os documentos (RG, comprovante de residência e cartão do SUS - xerox e original) e fazer o cadastro. Quem chega sem encaminhamento prévio,l é atendido por clínicos gerais, disponibilizados pela Rede Municipal de Saúde.
O mutirão
Toda a ação do Grande Mutirão, que começou em 15 de janeiro, é realizada Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O suporte técnico é da Associação Saúde em Movimento (ASM). A estrutura está montada nos canteiros e vias da Avenida das Nações, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, onde permanecerá até o dia 29 deste mês.
A ação conta com muitas especialidades, sendo: oftalmologia, cardiologia (com exame de ecocardiograma e eletrocardiograma), pediatria, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, cirurgião, anestesista, (para exames pré-cirúrgicos). Exames de ultrassom (mama, tireoide, abdômen, transvaginal) e mais serviços de saúde para o cidadão. “É com muita alegria e responsabilidade que organizamos este Mutirão e recebemos nossa população”, comemora o secretário municipal de Saúde, Hebert Chagas.
Quem passa por consultas e exames e tem constatada a necessidade de cirurgia, imediatamente recebe o encaminhamento e o agendamento do procedimento. Os casos de hérnia inguinal, umbilical, períneo, varizes, histerectomia e vesícula (colecistectomia), por exemplo, serão operados no Hospital Municipal (HMTF), com o amparo técnico do Mutirão.
Por: Liberdadenews/Ascom