Foi confirmado nesta terça-feira, 28, o primeiro caso de coronavírus na Alemanha. Desta vez, o paciente que não teria viajado para a China.
Todos os casos em países fora da China são de pessoas que estiveram no país, exceto um, no Vietnã. O Japão também anunciou nesta terça-feira, 28, o primeiro contágio no país.
Na Alemanha o caso ocorreu quando o paciente teve contato com uma chinesa que estava em visita à Alemanha, segundo as autoridades sanitárias do Estado da Baviera (sul), onde o paciente está internado.
A colega chinesa é uma mulher de Xangai que "começou a se sentir mal no voo de volta ao seu país, em 23 de janeiro", disse Andreas Zapf, do departamento de Saúde da Baviera. Já no caso japonês, trata-se de um motorista de ônibus turístico de mais de 60 anos, da cidade de Nara.
O coronavírus já fez 106 vítimas fatais, todas na China, e mais de 4.500 foram contaminadas pela enfermidade respiratória originada na cidade de Wuhan, na região central do país.
A Alemanha é o segundo país europeu a confirmar casos desse coronavírus, depois da França, onde foram relatados três. A previsão é de que um avião militar se dirija ao país asiático ainda nesta semana para transportar 90 alemães registrados como residentes na região de Wuhan.
Outros países também já começaram a tomar medidas para evitar a expansão do coronavírus depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar risco internacional de contaminação como “elevado”.
Fonte: Atarde