Teixeira de Freitas: Após produzir e doar 50 kg de álcool em gel para ajudar a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, para prevenção ao coronavírus, uma faculdade do município agora busca insumos para fazer o mesmo para o Hospital Regional da cidade.
No último fim de semana, atendendo a um pedido da Secretaria, Mauro Araújo, que é diretor da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, reuniu os profissionais da área de Farmácia para trabalhar na produção do material, como ele contou a reportagem.
“O secretário de Saúde me procurou dizendo que estava precisando do apoio da faculdade, porque estava necessitando de álcool em gel. Como a gente já tinha feito a ação no Dia das Mães, com produção de álcool em gel, ele perguntou se a gente podia ajudar. Na mesma hora, procurei meu time da faculdade, do colegiado de Farmácia, a responsável pelo laboratório, para saber se a gente tinha insumo e para quanto a gente tinha”, disse.
"Foi bem bacana. Fantástico. A gente conseguiu produzir 50 kg de álcool em gel", acrescentou. Ao todo, participaram da ação quatro profissionais de Farmácia, a supervisora do laboratório, a gerente operacional da faculdade, além do próprio diretor.
Mauro conta que gostaria de ter contado com a presença dos alunos, mas o momento é inoportuno, já que as aulas estão suspensas durante a pandemia do coronavírus.
“Gostaria que os alunos tivessem participado, mas não colocaria de forma nenhuma, agora que as aulas estão suspensas de forma presencial”, afirmou. A atitude repercutiu na cidade, e agora o Hospital Regional de Teixeira de Freitas deve ser o próximo a receber a doação do álcool em gel.
A nova ação ainda não está confirmada, porque depende da aquisição de insumos necessários para produzir o álcool em gel, mas a expectativa é de que aconteça, no máximo, até o próximo fim de semana.
“A gente deve fazer nesse fim de semana ou no fim de semana que vem, se o hospital conseguir os insumos. Não são caros, mas são de difícil acesso. Provavelmente a gente vá fazer de 50 a 100 kg de álcool gel”, afirmou Mauro Araújo.
Até a manhã desta quinta-feira (2), a Bahia havia registrado mais de 240 casos confirmados de coronavírus. Além disso, duas mortes foram registradas no estado em decorrência da doença.
Fonte: G1