A Bahia registrou nesta quinta-feira (2) a terceira morte de uma pessoa diagnosticada com o coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria estadual de Saúde. O paciente era um homem de 88 anos, diabético, cardiopatia em uso de marca passo e tabagista até os 40 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular de Salvador desde o dia 23 de março.
As três mortes confirmadas pela Sesab ocorreram na capital baiana. A primeira delas foi notificada no último domingo (29). Era um idoso de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.
A segunda morte foi registrada na segunda-feira (30). O paciente era um idoso de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, detalhou que o paciente era diabético e hipertenso.
Sobe número de casos confirmados
Em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta quinta-feira, o governador Rui Costa informou que a Bahia já possui 267 casos confirmados, um aumento de 21 casos em relação ao boletim divulgado na quarta-feira (1º).
"Aumento dentro da margem de segurança. Estamos falando de um aumento de menos de 10%. Isso é positivo. Mais ou menos 8%", falou Rui, que ainda revelou que duas novas cidades entraram na lista de locais com casos confirmados: Belmonte e Irecê.
Por volta das 13h10, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), confirmou o aumento no número de casos no estado. Até o momento, 1.763 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quinta-feira.
Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
De acordo com a Sesab, os dados detalhados por município serão divulgados, a partir das 17h desta quinta-feira, no próximo boletim.
Fonte: G1