Teixeira de Freitas: A população teixeirense amanheceu nesta quinta-feira, 09 de abril, com uma única preocupação, a do recebimento da primeira cota do Auxilio Emergencial do Governo Federal. Filas e mais filas lotaram o cenário do Centro da cidade. É bom lembrar que todo final e início de cada mês, quando são realizados pagamentos de aposentados e trabalhadores, e muitas vezes na mesma ida ao banco a pessoa aproveita para pagar contas, o que aumenta o tempo de permanência no estabelecimento.
E em época de Pandemia da Covid-19, em uma cidade que já foram confirmados casos positivos, não é para se brincar com a saúde. É preciso prevenir e evitar a formação de longas filas nos bancos, sobretudo do lado de fora, quando se tem pouco controle da distância entre as pessoas. Isso tem virado alvo de preocupação. O Decreto Municipal determina uma distância de 2m, mas, esse distanciamento não está sendo respeitado.
Nossa reportagem esteve no interior de uma Agência Bancária, cujas atividades executadas pelos profissionais estão atendendo aos protocolos. Atendimento em caixa individual, de 05 em 05 pessoas na área interna, limpeza das mãos com álcool gel, ofertada pela gerência do banco, entre outros cuidados. Mas, no exterior do banco é onde mora o perigo da contaminação, da disseminação do vírus.
Nossa equipe flagrou gestantes, idosos, jovens e adultos, que não estão obedecendo o distanciamento de 2 metros entre eles, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Nossa equipe reforça que é preciso rever o que as pessoas estão fazendo, pois, o risco é grande, o vírus é letal, e é preciso ter cuidado.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews