Eunápolis: Uma equipe da Secretaria de Saúde de Eunápolis esteve no prédio da Prosegur, centro de Eunápolis, na tarde desta quinta-feira (16), para verificar denúncias sobre o descumprimento de medidas contra o coronavírus, previstas em decreto municipal. Quatro funcionários da empresa já atestaram positivo para Covid-19. 18 foram colocados em isolamento. Após a fiscalização, a secretaria interditou a empresa por cinco dias.
Nesta quinta, a Secretaria de Saúde recebeu denúncias de que a empresa de transporte de valores estaria convocando os trabalhadores, que estão em quarentena, a voltarem ao trabalho. "Como constatamos irregularidades, interditamos a empresa por cinco dias", disse o secretário de Saúde, Jairo Júnior.
A empresa já havia sido multada pela Vigilância Epidemiológica por irregularidades diversas, como aglomeração no refeitório e falta de distribuição de EPIs e álcool em gel para os trabalhadores.
O secretário Jairo Júnior informou que a empresa demorou a receber os fiscais. Os servidores da prefeitura ficaram esperando por quase uma hora do lado de fora. Nesse intervalo, disse o secretário, um carro saiu da empresa com levando quatro funcionários.
"Pedimos que a polícia interceptasse o veículo, que já estava na agência do Brasil do Brasil. Todos foram trazidos de volta. Isso poderia prejudicar o propósito da nossa fiscalização", disse Jairo. Nas últimas 48 horas, quatro funcionários da empresa de transporte de valores receberam diagnóstico positivo para covid-19. 18 funcionários estão em quarentena.
A Secretaria de Saúde aguarda a confirmação do exame de mais um funcionário da Prosegur. Também é aguardada a divulgação do resultado do exame de três mulheres dos pacientes que tiveram diagnóstico positivo para covid-19. Alguns funcionários disseram que, mesmo depois do surgimento dos casos suspeitos, trabalhavam sem nenhum tipo de proteção.
Procurada pela reportagem para falar sobre as denúncias, a assessoria da empresa informou que enviaria uma nota de esclarecimento. Até a última atualização desta notícia, o comunicado ainda não havia chegada à redação.
Fonte: Radar64