Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas informa, neste domingo (19), o registro de um novo caso positivo e um novo negativo. Neste momento, temos, portanto, apenas um paciente aguardando resultado do exame do LACEN-BA. A pessoa com caso confirmado hoje, está em isolamento hospitalar. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: Fique em casa.
Quando há coleta de material e envio para o LACEN-BA de Salvador, o tempo de espera do resultado tem sido de, no máximo, 72 horas. Os últimos resultados foram ainda mais rápidos, por conta dos “testes rápidos” que chegaram ao município, tanto para rede pública, quanto privada.
Desde a última sexta-feira, o boletim oficial incluiu no seu registro os casos positivos atestados na rede particular por teste rápido. Os números atuais são de: 14 confirmados, sendo que oito estão recuperados. Cinco casos positivos são oriundos de atendimentos da rede privada, dos quais, 03 mostraram os resultados de exames e afirmaram estar curados há quase 40 dias. Ao todo, são 67 descartados, 1 caso suspeito em acompanhamento pelo município, aguardando resultado. Totalizando 82 casos notificados.
Em Teixeira de Freitas, a vigilância epidemiológica está cumprindo todos os protocolos e adotando as medidas de precaução cabíveis. Nas ruas, a fiscalização municipal está intensificada. Obedeça as recomendação de higiene e distanciamento.
Saiba como agir. Em caso de sintomas gripais leves, apenas com coriza, a recomendação é permanecer em casa, em isolamento. No caso de febre e coriza, fique atento ao seu corpo, mas ainda assim, prefira o isolamento domiciliar. Caso haja progresso no quadro, com febre, tosse e coriza, procure um posto de saúde. Para febre, tosse, falta de ar e coriza, vá até um serviço de urgência.
Para otimizar o acesso à informação, a Secretaria Municipal de Saúde criou o canal “Informe COVID-19”, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h via whatsApp, pelos números (73) 9 9844 3768/99982 5482 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Nos demais dias e horários, o contato deve ser pelo SAMU 192.
Por: Liberdadenews/Ascom