O Brasil tem a maior taxa de infecção e o maior número de reprodução de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus entre 48 países analisados pelo Imperial College de Londres.
A análise apresentou um indicador, também chamado de RO, mostra quantas pessoas cada infectado por covid-19 transmite a doença. Quanto mais alto o RO, maior a velocidade de transmissão, e maior o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde.
Nesta semana, o R0 do Brasil era 2,81, ou seja, cada infectado transmite a doença para quase três pessoas, segundo as estimativas do centro de doenças infecciosas da universidade (MRC).
Governos de vários países do mundo consideram que as restrições de mobilidade e o isolamento social, só podem ser relaxadas se o número de reprodução estiver abaixo de 1.
O estudo da Universidade, coloca o BRasil ao lado dos Estados Unidos, como os únicos países com previsão de mais de 5.000 mortes para a próxima semana, com uma tendência de crescimento nos contágios.
O instituto coloca o Brasil faz parte dos 9 entre os 48 países em que a infecção pelo coronavírus está em trajetória ascendente. Os outros são Canadá, Índia, Irlanda, México, Paquistão, Peru, Polônia e Rússia.
Brasil e Estados Unidos também estão na categoria “muito alto” em relação ao número de mortes, acima de 5.000.
Transmissão em alta: Brasil, Canadá, Índia, Irlanda, México, Paquistão, Peru, Polônia e Rússia;
Transmissão em queda: Itália, Espanha, França e República Dominicana;
Transmissão estabilizadas: Alemanha, Argélia, Bangladesh, Bélgica, Colômbia, Equador, Egito, Estados Unidos, Filipinas, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Panamá, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia;
Tendência incerta: Arábia Saudita, Argentina, Áustria, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Japão, Marrocos, Noruega e Sérvia.
Fonte: Atarde