Teixeira de Freitas: Diante da crescente demanda por exames em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN em Teixeira de Freitas, se prepara para fazer teste de biologia molecular, que identifica a carga genética do vírus. Até a presente data, os testes com tal tecnologia, são feitos no LACEN em Salvador.
Segundo a diretora do LACEN em Teixeira de Freitas, Júnia Garcia, a realização dos exames na cidade possibilitará maior rapidez nos resultados da região. “Uma descentralização dos exames faz bem e agiliza os resultados que, são coletados aqui por nós e enviado para o LACEN em Salvador. Com a possibilidade, o LACEN em Teixeira, passa a se responsabilizar pelos 13 municípios de sua abrangência, o que aumenta a capacidade de resposta no combate à COVID-19”, comenta a diretora, que completa: “em funcionamento, o laboratório fará de 80 a 100 exames por dia”.
Atualmente, no enfrentamento da COVID-19, o LACEN em Teixeira de Freitas faz exames do tipo imunocromatográfico, que identifica anticorpos (IGG e IGM) em testagens rápidas, e coletas de amostras dos casos suspeitos pelo swab.
A diretora ainda explica que, o início dos exames é aguardado para o final do mês de maio, devido a aquisição dos kits reagentes, que são por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O processo depende da conclusão do prazo de importação e treinamento de pessoal.
Por: Liberdadenews/Ascom