Itamaraju: A Secretaria de Saúde de Itamaraju informou que nesta quarta-feira, 13 de maio, chegaram a 22 o número de casos confirmados de Covid-19. Dos casos confirmados, apenas 01 está recuperado, tendo dois pacientes internados no hospital.
Houve um crescimento enorme nesta semana e a população itamarajuense está assustada. O número de pessoas monitoradas pela Secretaria, e ainda mais assustador. São 203 e pessoas que apresentaram sinais e sintomas respiratórios e/ou tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Nossa equipe de reportagem vem recebendo e-mails e mensagens de moradores da cidade, alegando que estão assustado com o aumento das confirmações e dos casos em monitoramento. Muitos se dizem contra a decisão do prefeito Marcelo Argenica, que recusou a ida do Hospital de Campanha para atender a pacientes de Covid-19 em Itamaraju.
"O prefeito foi atender a meia dúzia de empresários, e tomou uma decisão política, recusando o Hospital de Campanha em Itamaraju. Agora, os casos estão aumentando e o que vamos fazer? Aqui não tem condições de atender a pacientes de Coronavírus e outras doenças ao mesmo tempo e na mesma unidade", disse um morador. "Itamaraju teria 130 leitos e 20 UTIs. Esse vírus vai passar, e essa estrutura ficaria aqui", argumentou outro morador.
Em 11 de abril deste ano, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia estiveram em Itamaraju para analisar as instalações do Hospital. Mas, foram recebidos por um grupo de empresários que protestaram. Após ter combinado via telefone com o governador Rui Costa, o prefeito Marcelo Argenica voltou atrás e recusou as instalações.
A recusa do prefeito de Itamaraju causou mal-estar no governo, mas o governador disse que o Extremo Sul não ficaria desassistido. Com o aval do prefeito Temóteo Brito, o Hospital de Campanha está sendo construído em Teixeira, nos fundos do Hospital Municipal.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews