Teixeira de Freitas: A equipe do Liberdade News denunciou a semana passada que o Hospital de Campanha da cidade de Teixeira de Freitas ainda não havia recebido os 20 novos respiradores, doados pelo Governo do Estado, em parceria com a Suzano Papel e Celulose. Nossa equipe esteve no hospital e detectou outros problemas estruturais, que dificultariam a inauguração prometida pelo governador Rui Costa, até a sexta-feira passada. Já no sábado (06), os 20 respiradores chegaram, mas, a falta de outros equipamentos impediram a inauguração nesta segunda-feira (08).
O caso foi noticiado também pelo Portal de Notícias G1, que publicou uma matéria sobre os problemas problemas técnicos na unidade de saúde que causaram o adiamento do início das operações. A expectativa, segundo o governo do estado, é que a situação seja resolvida nos próximos dias e que o hospital comece a operar ainda nesta semana.
Em live realizada na noite desta segunda-feira (8), o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que um compressor não suportou alimentar a UTI e um outro equipamento foi enviado para Teixeira de Freitas. Rui Costa acredita que, até sexta-feira (12) o hospital de campanha vai estar em funcionamento. Segundo o governador, o compressor de gases não suportou alimenyarva Unidade de UTI, o estado mandou outro compressor e equipamentos.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, também comentou a situação do hospital e disse que tudo está sendo preparado para inaugurar essa semana. O secretário disse também que já está sendo providenciada a ampliação de leitos em Eunápolis, 10 leitos de UTI, e Porto Seguro, mais dez leitos de UTI, para fazer frente a esse surto que está acometendo Itamaraju, Teixeira de Freitas, Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis.
O secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Hebert Chagas, afirma que faltam equipamentos para a unidade de saúde começar a operar. "Nós temos o exemplo da bomba de infusão. Estamos aguardando essa bomba de infusão, que é importantíssima para funcionamento da UTI, e também compressor, que é responsável para jogar oxigênio para leitos de UTI. Sem esse compressor e as bombas de infusão, o município não consegue gerir essa unidade de UTI em Teixeira de Freitas", afirmou Hebert Chagas.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews