Teixeira de Freitas: O jornalista Edvaldo Alves esteve no Hospital de Campanha, e procurou saber o motivo pelo qual a paciente Albani Oliveira Bitencourt, 48 anos, moradora de Posto da Mata, não foi recebida no Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, já que ela estava em estado grave devido ao quadro de Covid-19. A paciente conseguiu uma vaga na CTI de Itamaraju, mas, não teve tempo de se recuperar e veio a óbito.
O secretário municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, Herbert Chagas, informou que o Hospital não recebeu pacientes nesta segunda-feira, 15 de junho, devido à falta das bombas de infusão. Ainda segundo Herbert, a Secretaria Municipal está aguardando as bombas e está previsto para amanhã a transferência de pacientes. O secretário não entrou em detalhes, mas, disse que todas as providências do município foram tomadas.
O Secretário Municipal de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve em Teixeira de Freitas, neste fim de semana para entregar o Hospital de Campanha, e garantiu que nesta segunda-feira (15) já seria inaugurado. Porém, a paciente Albani Oliveira morreu por falta de respirador, por falta de um tratamento médico adequado. Familiares da vítima entraram em contato com nossa equipe de reportagem, desesperados, pois, ela estava internada em Posto da Mata, e o Hospital não tinha condições de tratá-la.
Tudo que a família queria, era uma oportunidade de tratamento para a Albani, que morreu precocemente aos 48 anos, pelo que podemos chamar de negligência do Estado. Há quanto tempo foi prometido este Hospital de Campanha? Quantas pessoas já poderiam ter sido tratadas? Quantas mortes evitadas? Nossa equipe de reportagem fez diversos questionamentos ao secretário Fábio Vilas-Boas, mas, este não quis responder a nenhum deles.
Nesta segunda-feira, o município de Teixeira de Freitas recebeu um novo tomógrafo de 16 canais comprado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com investimento de R$ 1,6 milhão, o equipamento será instalado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e ajudará no tratamento de pacientes contaminados pelo novo Coronavírus, além de atender toda a demanda de alta complexidade da unidade.
Por: Edvaldo Alvs/Liberdadenews
Materia relacionada