Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem teve acesso a um Protocolo de Tratamento Médico da Covid-19 para Teixeira de Freitas, confeccionado por 05 médicas de Teixeira, e que vem sendo utilizado na cidade de Porto Seguro, e que foi baseado nas orientações do Ministério da Saúde para Manuseio Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da Covid-19, e trata sobretudo do uso da Cloroquina e da Hidroxicloroquina, associado a outros medicamentos para o tratamento precoce do Novo Coronavírus. O protocolo também orienta que o uso de tais medicamentos está condicionado à avaliação médica com realização de anamnese, exame físico e exames complementares em Unidade de Saúde, entre outras condições.
Este Protocolo de Tratamento foi protocolado pelas profissionais de saúde, que tiverem uma reunião no dia 09 de junho, com o Secretário de Saúde do município, Herbert Chagas, e o responsável pela Atenção Básica, Waldir. No dia seguinte, elas protocolaram um atendimento inicial nas UBS, que segundo as médicas, elas entendem ser onde os profissionais precisam atuar agressivamente junto a esses pacientes. No dia 19/06 elas explanaram o uso do Protocolo para os Médicos das UBS, e foram recebidas muito bem. Ainda segundo as médicas, a Prefeitura de Teixeira já tem o todo o protocolo, e elas não entendem a demora em colocar em prática.
Segundo apurou nossa equipe de reportagem, a cidade de Porto Seguro tem apresentado resultados positivos no combate à pandemia da Covid-19, com número de infectados não superior a 0,16%, o que corresponde a menos de 1% da sua população, estimada em 150.000 habitantes. Além do pouco índice de contágio, a cidade alcançou a positiva marca de 99,998% de curados, o que faz de Porto Seguro, exemplo de combate ao Coronavírus. Após o protocolo de tratamento implantado no município e apresentado nas redes sociais pela Dr. Raissa Soares, todos os infectados tiveram 100% de cura, não havendo mais nenhum óbito na cidade.
Segundo informações de profissionais de saúde de Porto Seguro, todos os casos fatais ocorreram em enfermos graves que se internaram anteriormente a aplicação e implantação do protocolo de saúde autorizado pela Prefeitura. A Prefeitura Municipal de Porto Seguro já planeja a reabertura do turismo para o mês de julho, com o lançamento de um Plano de Ação, que visa a readaptação de estruturas com protocolos de segurança, higienização e atendimentos qualificados para garantir maior tranquilidade aos turistas que visitam a região e, também, a própria população que se prepara para retomada do movimento em toda a Costa do Descobrimento.
Enquanto isso, em Teixeira, estamos vivenciando um Hospital de Campanha inaugurado sem apresentar segurança à população, com falta de equipamentos e de profissionais. Conforme as médicas relataram acima, o Protocolo de Tratamento foi entregue, foi passado ao Secretário Herbert Chagas, mas, ele não deu muita importância, e nesses 15 dias, o número de mortes deu um salto enorme na cidade. Não bastasse o número de infectados que vem aumentando dia a dia de forma exorbitante, pacientes têm procurado nossa equipe de reportagem para denunciar o descaso e o preconceito de muitos profissionais de saúde, além da falta de um protocolo de tratamento.
Um paciente, que não quis se identificar, procurou nossa equipe de reportagem e denunciou que esteve na UPA, com sintomas de Covid-19, dentre eles febre e falta de ar, e a médica simplesmente receitou para ele o medicamento Passiflora Incarnata L. Isso mesmo, um medicamento para estresse, um calmante, um remédio para ansiedade. O paciente fez das tripas coração e procurou um médico particular, fez uma tomógrafa, a qual, foi detectado o processo infeccioso no pulmão, o que a Medicina chama de “vidro fosco”. Ao paciente, então, foi receitado o tratamento com base no Protocolo em questão, com uso de Azitromicina + Prednisona + Ivermectina + Hidroxicloroquina, além de Zinco e Vitamina D.
O que as pessoas vêm denunciando é que os médicos da rede pública de Saúde em Teixeira estão perdidos, desorientados. Estão receitando ansiolíticos, xaropes, analgésicos, anti-inflamatórios, cada um do seu jeito.
Os números de infectados estão aumentando, as pessoas não estão sendo tratadas devidamente na fase inicial, e muitas precisam ir para a UPA, HMTF ou o Hospital de Campanha. Bem, e estamos vendo o que está acontecendo. Nossa equipe também vem recebendo informações de que a rede particular de Teixeira está adotando esses protocolos, conforme você pode observar na imagem abaixo, que mostra o protocolo usado no Hospital Sobrasa.
Pois, então, conforme citamos, na cidade de Porto Seguro no início, o paciente diagnosticado com sintomas de Covid-19, já sai da UPA ou das Unidades Básicas de Saúde, com o seu Kit de Medicamentos, conforme imagens abaixo. Isso mostra a responsabilidade da gestão pública com o cidadão, com o pagador de impostos, a preocupação com a vida. Segundo a proposta das médicas citadas, o custo para a compra de 25.000 kits desses coquetéis que salvam vidas, ficaria em torno de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil). Um valor irrisório pela eficácia. Quantas vidas poderiam ser salvas com isso? E o dinheiro do Governo Federal que veio para Teixeira? Não poderia ser melhor utilizado?
O Liberdade News vem denunciando o descaso da saúde pública em Teixeira, especialmente nesses últimos dias, em que vidas se perderam por ingerência dos gestores. Ainda há muitos profissionais de saúde preocupados com as pessoas. Sabemos que é uma doença nova, e a ciência ainda não determinou a total eficácia desses medicamentos, mas, os resultados em Porto Seguro e em diversas cidades, e unidades de saúde, que têm utilizado esse protocolo, mostram que estão fazendo a diferença. Pedimos ao secretário de Herbert Chagas, e ao prefeito Temóteo Brito, que se abram a essa oportunidade. Quantas vidas poderão ser salvas. A responsabilidade é de vocês.
Clique nos link abaixo e leia na íntegra as Orientações do Ministério da Saúde em relação ao tratamento com Cloroquina e Hidroxicloroquina.
http://abre.ai/orientacoes-min-saude-covid
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews