Teixeira de Freitas: Na tarde desta terça-feira, 11 de agosto, o prefeito municipal, Timóteo Alves de Brito, inaugurou formalmente o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus – Covid-19 e futura Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). O nome de Dom Elizeu Zuqueto foi uma sugestão do gestor municipal e aprovada de forma unânime pelos vereadores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade pelo bispo, que faleceu em 2016, deixando familiares, amigos e toda a Diocese em comoção.
É a primeira vez que uma Gestão Municipal consegue realizar a inauguração de uma sede própria para o funcionamento de uma Unidade Hospitalar. O prédio conta com 20 leitos, diversos profissionais (aproximadamente 240), e neste primeiro momento será destinado ao tratamento de pacientes com Covid-19, que apresentam sintomas leves a moderados.
Estiveram presentes na inauguração, os secretários Hermon Freitas (Projetos); Joao Carlos (Educação); Prof. Archangelo (Meio ambiente); Gilberto (Assistência Social); e os vereadores Adriano Souza, Juvenal Etelvino, Bernardo Cabral, Ailton Santos, Agnaldo da saúde, Joris de Gel e o presidente da Câmara, Ronaldo Cordeiro. A cerimônia de bênção foi realizada pelo bispo, Dom Jailton, pelos padres Ronaldo e Gilberto, e pela Irmã Cristina.
A cerimônia contou ainda com diversos convidados e autoridades locais. O prefeito Timóteo Brito falou da importância da inauguração dessa Unidade de Saúde que no momento, atende aos pacientes da Covid-19, mas que será a referência em saúde materno infantil da região.
Segundo a irmã Cristina, o bispo Dom Antônio era como um pai. "Não nos cansávamos de ouvi-lo e atender às suas inspirações". Segundo o padre Ronaldo, Dom Antônio sempre lutou pela saúde no Extremo Sul, e é louvável essa homenagem. O prefeito Timóteo disse que uma homenagem justa aquele que fez história, que ajudou Teixeira a crescer. "Ele foi um grande ser humano e prestou um relevante serviço social a Teixeira e ao Extremo Sul".
Segundo o bispo Dom Jailton, essa homenagem é um reconhecimento ao grande homem que ele foi. "Ele foi um homem muito dedicado à cidade. Muito dedicado ao Extremo Sul, dedicado à Educação, fez desenvolver universidades aqui; dedicado à Saúde, fundou hospitais aqui na região; dedicado ao social, através do Lar dos Idosos e outras atividades. É uma homenagem mais que justa, a este que é um expoente da nossa história", disse o Bispo Dom Jailton.
Por: Alexandra Silva/Liberdadenews