Mucuri: A pedido de entidades de classes e de populares que direto e indiretamente necessitam do Rio Mucuri para o seu sustento, voltamos ao citado Rio e confirmamos que nada foi feito, desde que os nossos repórteres Thiago Ramos e Cláudio França denunciaram aqui, neste portal democrático de notícias, os desmandos da Empresa Suzano Papel e Celulose para com o Rio Mucuri. A Suzano vem cometendo um crime ambiental, sem precedentes, na história desse Rio. Um crime ambiental que vem causando danos irreversíveis à natureza.
Nossos repórteres estiveram no local e denunciaram o crime, no último dia 26 de Março de 2012. Apesar da repercussão causada pela matéria e pelas imagens do repórter cinematográfico Cláudio França, nada foi feito. Nenhuma posição foi tomada pelos órgãos que teriam competência para tal. E a Suzano continua jogando os seus dejetos químicos e poluindo as águas do Rio mucuri. Estima-se que uma fábrica de polpa de papel, como a da Suzano, pode produzir tantos detritos como os eliminados no fluxo de esgoto de uma grande cidade (por exemplo, de um milhão de habitantes).
A Suzano, ao eliminar diversas substâncias orgânicas e inorgânicas de várias naturezas nos rios, promove num primeiro momento, um esgotamento do oxigênio dissolvido na água, consequentemente morrem os peixes asfixiados – como vimos. Num segundo momento, com a deterioração do oxigênio há a proliferação de bactérias anaeróbicas (que não usam oxigênio livre). Toda essa mudança biológica pode ser percebida tanto visual como olfativamente. Pois, ao olhar para água vê-se que sua cor está escura, aparência borbulhante, totalmente desagradável. E pelo cheiro, percebem-se odores fétidos devido à liberação de gases produzidos pelos produtos químicos.
A população de modo em geral e os pescadores pedem uma intervenção do Ministério Público, da OAB, das Entidades de Classe, das Associações, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, da Justiça Federal e das ONG’s Internacionais para que não deixem que a Suzano Papel e Celulose continue jogando dejetos químicos no Rio Mucuri, pois estão matando os peixes e destruindo o Meio Ambiente. Vários pescadores, que viviam da pesca no Rio Mucuri já não sabem mais o que fazer. A revolta é genérica e o descrédito na justiça começa a tomar conta das populações ribeirinhas quem tem no Rio Mucuri, a célula embrionária do seu sustento.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews