Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, nossa equipe de reportagem foi atender a denúncias de diversos usuários do Plano de Saúde da Unimed. Os usuários reclamam principalmente do péssimo atendimento reservado às crianças. Chegamos ao PSIU (Pronto Socorro Infantil da Unimed) e constatamos a veracidade das reclamações. Claramente foi visto um comunicado: “O atendimento do Pronto Socorro Infantil será de segunda à sexta das 07h00min às 21h00min e nos Finais de Semana e Feriados, das 07h00min às 19h00min”.
Em termos médicos, a palavra pronto-socorro, é um substantivo masculino que significa: lugar específico ou pertencente a um hospital e destinado aos serviços médicos de urgência. De acordo com o dicionário Aurélio, a definição desse termo é “que não pode ser adiado ou retardado”. Neste contexto está havendo uma incoerência, pra não dizer negligência, por parte da UNIMED, quando determina horários pra atendimento em pronto-socorro.
Nossa equipe entrevistou diversas pessoas que estavam próximas ao pronto-socorro e todos foram unânimes em dizer que isso não existe. Não se estipula hora para atendimento de urgência. “Ninguém tem horário pra ficar doente, isso é uma coisa inconcebível”, disse um entrevistado. “É um absurdo, você paga caro num plano de saúde e não tem o atendimento necessário”, disse outro entrevistado.
A saúde é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma condição de bem-estar físico, psíquico e social. A OMS, tendo como base a qualidade da saúde pública oferecida aos seus cidadãos, classificou o Brasil em 125º lugar no ranking mundial entre 191 países. Que a saúde pública está em péssimas condições ninguém tem dúvidas disso, mas ter que pagar caro em um plano de saúde particular e ainda passar praticamente pelas mesmas dificuldades, é o que tem deixado os usuários do plano de saúde da UNIMED insatisfeitos.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews