De acordo com o gestor, a União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao Brasil até março
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), participou de uma videoconferência na tarde desta quinta-feira, 14, para articular a aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os nove estados nordestinos. A ideia é garantir 50 milhões de doses após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Participaram também representantes da Embaixada da Rússia no Brasil, da Farmacêutica União Química, do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e do Consórcio Nordeste.
“A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva de 50 milhões de doses”, afirmou o governador piauiense, em nota.
De acordo com o gestor, a União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao Brasil até março, que podem ser ampliadas para 80 milhões, com a produção dentro do país. O pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa Sputnik V deve ser enviado à Anvisa ainda esta semana.
“Temos a Fiocruz, com o imunizante AstraZeneca já em andamento; o Instituto Butantan com a Coronavac e a União Química com a possibilidade agora de produzir a Sputnik V. O Brasil pode produzir até 80 milhões de doses dentro do país”, explicou.
Neste domingo, 17, o órgão de vigilância sanitária decide sobre o uso das vacinas de Oxford e CoronaVac. Segundo prefeitos, Pazuello anunciou o início da vacinação em todo o país para quarta-feira, 20.
Fonte: Atarde