Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça feira, dia 23 de março, a equipe de reportagem do Liberdade News esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Município de Teixeira de Freitas. Os vereadores Marcos Gomes de Almeida, o "Marquinhos Gomes"; Bruno Santos Barbosa; José Bernardo Santos Cabral e Uivanthê Brito Andrade, conhecido como "Tequinha", se reuniram na UPA como ponto de partida de uma comissão de fiscalização à Saúde Pública do Município.
O motivo para a comissão de fiscalização específica da área da saúde foram algumas denúncias de munícipes que chegaram até os vereadores. Em uma das denúncias, uma paciente que precisava de um Raio-X, foi medicada e recebeu alta sem passar pelo procedimento necessário, pois a máquina que realiza o exame estaria quebrada. Segundo os vereadores, após a fiscalização na UPA, irão até o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas para também fiscalizarem os serviços de saúde pública oferecidas por aquela unidade.
Além do Raio-X, que não está funcionando, os vereadores falaram sobre outros problemas como a falta de alimentação para os pacientes, ar condicionado quebrado, falta de medicamentos, entre outros. O vereador Bruno Barbosa explica que a comissão não é para somente fiscalizar, mas também encontrar de maneira rápida e eficiente a solução para que a população possa desfrutar de um Sistema de Saúde eficaz, que é de direito de cada cidadão.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Assessoria da Secretaria de Saúde, e nos foi informado que acerca desta denúncia, feita pelos vereadores na UPA, na ocasião foi mostrado que não havia falta de medicação na Unidade. Em relação ao Raio-X, a Secretaria informou que o aparelho não está quebrado, apenas o rack precisou passar por uma limpeza e este processo já está em andamento.
Quanto às outras denúncias, a Assessoria informou que não procede. A exemplo da falta de alimentação relatada na denúncia, que segundo a Secretaria, nunca houve alimentação na UPA, nem para pacientes, nem para acompanhantes, pois, a UPA é uma Unidade de Pronto Atendimento, e que caso o paciente precise ficar internado, ele é transferido para o HMTF, onde dentre outros recursos, existe o serviço de alimentação.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews