Mucuri: Uma criança do sexo feminino que nasceu na manhã desta última quarta-feira, dia 14 de julho, no HSJ – Hospital São José em Itabatã, foi transferida no final da manhã desta sexta-feira (16/07) para uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.
A criança de uma família do bairro Triângulo Leal, no distrito de Itabatã, nasceu prematura com apenas 26 semanas e em razão da sua prematuridade, a criança contraiu algumas complexidades para sobreviver e a equipe médica do Hospital São José em Itabatã conseguiu estabilizar o bebê.
A transferência ocorreu por meio de uma UTI Aérea conquistada pela Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde junto a SESAB – Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. O avião pousou no Aeroporto Nelson Saldanha em Nova Viçosa e decolou com a criança às 11h desta sexta-feira (16). Uma ambulância do SAMU-191 fez a transferência da recém-nascida de Itabatã para Nova Viçosa sob o acompanhamento do médico Cézar Passamanni.
“Foi um corre-corre para salvar esta criança que passou por um parto muito difícil, que nasceu de forma prematura. As equipes de saúde do São José agiram com muita sabedoria para salvar esta criança. Como na região não conseguimos uma UTI Neonatal, porque estavam todas lotadas, agimos rápidos e graças a influência e presteza do nosso prefeito Robertinho, conseguimos transferir esta paciente recém-nascida de avião para Salvador, onde já está sendo assistida”, disse Fernando Jardim, secretário Municipal de Mucuri.
Por: Liberdadenews/Ascom