Diagnosticado com Covid-19, Gabriel Menezes Caires de Almeida, de 16 dias, teve complicações e precisou de uma transfusão de plaquetas, em Teixeira de Freitas, no Sul baiano. O bebê nasceu saudável, mas no último dia 11 precisou ser internado na Unidade Municipal Materno Infantil , por causa de uma baixa de plaquetas.
O pai de Gabriel, Jailton Caires, contou que o filho recém-nascido apresentou uma febre no domingo passado e, após alguns exames, constatou que as plaquetas tinham baixado, chegando a 17 mil.
Os médicos descartaram algumas doenças que afetam as plaquetas, como a dengue, e fizeram o teste para a Covid-19. Na quarta-feira (14), quarto dia após os sintomas, novos exames constaram que o bebê estava reagente, de acordo com o pai.
Nessa quinta-feira (15), o bebê recebeu a primeira transfusão do hemocomponente e reagiu bem, tendo o nível de plaquetas subido de 17 mil para 77 mil.
O quadro do recém-nascido é estável e ele segue internado para realizar novos exames e o monitoramento das plaquetas, que vai determinar se precisará de outras transfusões. Mas o pai faz um apelo para que as pessoas continuem doando sangue. Os amigos dos pais do recém-nascido se mobilizaram nas redes sociais para ajudar o bebê.
Fonte: Atarde