Como parte de sua contribuição à campanha Novembro Azul, a enfermeira e influencer digital Teixerense radicada em Linhares/ES, Hingrid Stauffer, lançou em suas redes sociais um desafio, "SEJA HOMEM, SE CUIDE", a ação da profissional está voltada à conscientização dos homens sobre a importância de cuidar da saúde, para ela a conscientização é fundamental, "conscientizá-los sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas se faz necessário para uma boa saúde do homem" disse Hingrid.
No video em que desafia os homens, Hingrid explica quais são os exames de rotina que um homem deve fazer e os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças, " Verificação da pressão arterial,Hemograma completo e testes de urina,Teste de glicemia, para prevenção da diabetes,Atualização da carteira vacinal,Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC e uma atenção especial ao Exame de próstata" pontua Hingrid.
Aliada de primeira hora, sua irmã Jessica Stauffer, também enfermeira faz um alerta " é importante ressaltar que a saúde é um bem que deve ser cuidado por todos, a saúde masculina deve ser levada a sério em todos os sentidos, incluindo a saúde mental, por isso além desses cuidados, é importante manter o acompanhamento com um psicólogo, quando necessário, para que seja mantida a saúde mental, que quase sempre é negligenciada" explica Jessica.
Todos pela saúde do homem
Novembro Azul, o mês de conscientização para a saúde masculina. Uma campanha que reafirma a importância de focar a atenção nos tumores urológicos. O assunto não se resume ao câncer de próstata, embora ele seja o primeiro mais comum para os homens (exceto câncer de pele não melanoma), com previsão, segundo o INCA, de 65.840 novos casos para 2021, algo que representa 29,2% da população masculina brasileira.
Novembro Azul também tem como premissa o cuidado com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens, com estimativa de 7.590 novos casos neste ano. De um modo geral, o risco de desenvolver câncer colorretal ao longo da vida é um pouco menor nas mulheres do que nos homens, cerca de um em 23 (4,35%) para homens e um em 25 (4%) para mulheres. Esses dados mostram que um homem não corre o risco de desenvolver apenas o câncer de próstata, como a maioria da população acredita.
Por fim, manter uma rotina de exames é a melhor maneira de se prevenir de uma doença, e até mesmo aumentar as chances de cura, no caso do diagnóstico precoce. Somente com o acompanhamento médico é possível viver com mais saúde e qualidade de vida, então fica o desafio da enfermeira e influencer digital Teixerense, Hingrid Stauffer a todos os homens, "SEJA HOMEM, SE CUIDE".
Por: Ezequias Alves-Linhares/ES