Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas desde o início de 2021 tem realizado investimentos na Unidade Municipal Materno Infantil de acordo com a sua disponibilidade financeira. Até o momento, já foram adquiridos 10 monitores, 3 respiradores (os que estavam sendo utilizados datavam de quase uma década em funcionamento), máscaras laríngeas, estetoscópios, máscaras de ventilação não invasiva, reanimador manual infantil, kit de ambulância, umidificadores, um gerador de energia novo, dentre outros.
O imóvel onde a maternidade funciona é alugado, a estrutura é muito antiga e reformas mais amplas são inviáveis para o município. Foi feito projeto em 2021 para uma nova maternidade que atenda de forma mais adequada e colocado no plano de ação de 2022. A construção será na área atrás da UPA, anexada ao prédio do Centro Covid, visto que o espaço do prédio do Centro Covid é insuficiente para a maternidade. Enquanto não se constrói o prédio novo, intervenções pontuais foram feitas no edifício atual, na parte elétrica, hidráulica, telhado, portão lateral, forro, dentre outros.
Em relação ao atendimento médico, a maternidade tem como equipe de plantão 2 pediatras, 2 obstetras ,1 pediatra neonatologista (UTI Neonatal), 1 anestesista. Há pediatras para consulta diariamente e dar assistência na enfermaria, na sala de parto e no alojamento conjunto, além de exames de ultrassonografia, atendimento de fisioterapia e psicologia. Em casos específicos de pacientes internados, há avaliação de outros especialistas como otorrinolaringologista, neuropediatra, oftalmologista, cirurgião, ortopedista e cardiologista. Com toda essa estrutura de profissionais MÉDICOS, a Prefeitura tem um gasto em torno de R$600.000,00 por mês.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas reitera seu compromisso com a saúde pública, com os profissionais que prestam serviços e com a população, sempre buscando melhorias, mas com a limitação dos recursos financeiros. A administração da gestão não pode gerar despesas se não houver recursos pra pagar. O equilíbrio entre as receitas e despesas é essencial para a sustentabilidade de todos os serviços da prefeitura. O prefeito municipal Marcelo Belitardo, o secretário de saúde Danilo Ricardo e toda equipe trabalham buscando esse equilíbrio e cada vez mais melhorias para a saúde do município.
Por: Liberdadenws/Ascom