Lajedão: Nesta quarta-feira, 23 de março, o coordenador de Endemias da cidade de Lajedão, Bento Pereira, e o Agente de Endemia, Cosme, estiveram na Rádio Lajedão FM para esclarecer à população, sobre os cuidados e medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O Aedes Aegypti é transmissor dos arbovírus Dengue, Zika e Chikungunya e para combatê-lo é necessário que toda a população adote medidas preventivas como não acumular água em pneus, garrafas, latas, vasos e entulhos, por isso é necessário que todos mantenham as caixas de água tampadas, quintais limpos e sem objetos que acumulem água parada.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão solicita a toda população que esteja atenta aos cuidados e às medidas para impedir a reprodução dos mosquitos. A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o Aedes Aegypti.
Surgindo quaisquer sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, dores intensas nas articulações e músculos, febre, calafrios, dor de cabeça, dor e vermelhidão nos olhos é necessário procurar o serviço de saúde, para realizar o tratamento adequado.
A Secretaria Municipal de Saúde tem adotado várias estratégias em conjunto com os Agentes de Endemias para combater o mosquito, como visitas domiciliares, palestras educativas, bloqueio em ruas e quarteirões focados para reduzir a reprodução do mosquito.
Essa é uma luta da Secretaria Municipal de Lajedãoo e de todos os munícipes contra a DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA.
Por: Vandilson Reis/Liberdadenews