Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem foi procurada, nesta quarta-feira, 08 de junho, pela senhora Marina Almeida Curvelo, mãe da garotinha Analya Curvelo Rodrigues, de 07 anos de idade. Analya é portadora de epilepsia, tendo iniciado as suas crises aos 03 meses de vida. A criança apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor associado (atraso de fala importante). Segundo laudo do médico neuropediatra, Dr. Victor Alves Rodrigues, Analya tem epilepsia focal estrutural - provavelmente secundária à provável sofrimento fetal agudo perinatal.
Ocorre que a garotinha faz uso do medicamento canabidiol (200 mg) e Topiramato (75 mg). Segundo a mãe da criança, já faz 03 meses que a Prefeitira de Teixeira, através da Secretaria de Saúde, não oferta esse medicamento aos pacientes que deles precisam. Segundo a mãe, a resposta é sempre que assim como a medicação de todos os outros pacientes, o canabidiol está em processo de licitação, e que o próximo passo é a assinatura de contrato com as respectivas empresas ganhadoras.
A mãe está desesperada porque a sua filha está tendo crises por conta da falta deste medicamento. "É muito triste, é muito sofrido ver a minha filha sofrendo assim. É um medicamento caro, e não temos condições de bancar esse medicamento. Sempre pegamos esse remédio via Secretaria de Saúde, mas já são três meses de espera. Não sei mais o que fazer, a quem recorrer. Já entramos com uma ação na Defensoria Pública, precisamos desse medicamento. Ajude-nos", apelou a mãe da Analya.
Ainda segundo a mãe, desde o dia 24 de maio, ela entrou com uma ação na Defensoria, mas que demora para sair a decisão judicial. Enquanto isso, sua filha está tendo duas a três crises por dia por conta da falta deste medicamento. "A Prefeitura alega que está no processo de licitação, mas nunca assina esse contrato, enquanto isso, não só minha filha, mas também outras crianças que fazem uso desse medicamento não estão conseguindo o acesso ao remédio", acrescentou.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Danilo Fernandes, mas este não atendeu nossas ligações, nem retornou.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews