Ibirapuã: Na manhã deste sábado, 15 de setembro, foi inaugurado em Ibirapuã, o seu primeiro hospital. A unidade de saúde recebeu o nome de Hospital e Centro de Parto Normal Isaura Chácara. Foi uma grande festa e a cerimônia contou com a participação de Wilson Brito, secretário de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) e do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla; além do coordenador estadual do departamento de medicamentos da SESAB, Alfredo Boa Sorte e da coordenadora da 9ª DIRES, Soraia Oliveira.
Segundo o secretário Sérgio Mendes a unidade vai oferecer atendimentos simples, urgência, emergência e partos normais, com média de 150 atendimentos diários; laboratórios e 19 leitos. O hospital contará com uma grande equipe de profissionais e serão oferecidos serviços de ambulatório de pré-natal e ginecologia, sala de exames e pequenos procedimentos em ginecologia e obstetrícia, clínica médica, exame diagnóstico, ultra-sonografia, mamografia e exames de controle de movimento do bebê.
O secretário Sérgio Mendes falou sobre os avanços na saúde municipal e disse que muita coisa ainda pode ser feito no sentido de humanização do atendimento, e também no sentido estrutural. A obra custou R$ 141.833,36 e foi firmada em um convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, cujo secretário não cessou elogios à gestão municipal pela qualidade da obra feita utilizando tal recurso disponível. O secretário informou que outros convênios serão firmados entre a secretaria estadual e a prefeitura, para que haja um melhor atendimento na cidade, desafogando assim os principais centros de saúde da região, especialmente o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews