A Secretaria de Saúde de Itapebi, através da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta à população, na quinta-feira (28), sobre um caso suspeito de monkeypox, conhecido como varíola dos macacos, que está sendo investigado no município. Trata-se de uma mulher que está em isolamento domiciliar e não apresenta sinais clínicos graves.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Santa Cruz Cabrália também tem um caso suspeito aguardando diagnóstico laboratorial. Além disso, conforme a Sesab, continua sob investigação um caso suspeito em Porto Seguro.
CASOS CONFIRMADOS – A Bahia já contabiliza cinco casos confirmados da doença, todos de pessoas residentes em Salvador, conforme o último boletim da Sesab, divulgado terça-feira (26).
O QUE É A DOENÇA – Monkeypox é uma zoonose viral parecida com a varíola humana, erradicada em 1980. A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (inchaço de gânglios), calafrios e exaustão.
A infecção tem com sintomas que duram de duas a quatro semanas, podendo ser dividida em dois períodos. O primeiro deles é a invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. O segundo é a erupção cutânea (bolhas), que começa entre o primeiro e o terceiro dia após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes à varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Fonte: Radar64