O município de Mucuri acaba de assumir a liderança no extremo sul da Bahia com nota máxima do 1º quadrimestre de 2022, no ranking do Previne Brasil e com esse resultado viabiliza 99,6% de repasse financeiro do Pagamento por Desempenho que será destinado à Atenção Primária a Saúde. O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), assumiu o município em 7º lugar no Previne Brasil em janeiro de 2021, mas conseguiu elevar o ranking da saúde pública para 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021. E agora chegou-se à liderança regional do programa de avaliação nacional entre os 21 municípios do extremo sul baiano.
O Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que auxiliam. Assim, o Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem. O Previne Brasil é baseado no resultado dos 7 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando ações que atendam desde a saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança a situações de condições crônicas e outras questões.
Conforme o prefeito Robertinho, o alcance da liderança, são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade. “É uma conquista de forma inédita, pois o município de Mucuri eleva a qualidade dos serviços ofertados em saúde pública e como fruto, o primeiro lugar em nível regional, como melhor serviço de atenção básica na saúde pública da nossa região administrativa do extremo sul. Mas, independentemente da posição neste ranking, buscamos atingir a excelência e a totalidade de cidadãos atendidos e satisfeitos com o serviço ofertado”.
Os resultados apurados são através de uma análise feita da produção das Equipes de Saúde da Família no SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e, a verificação destes indicadores, permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes à comunidade. Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, mais uma vez, a saúde pública que hoje é prestada no município, eleva o nome de Mucuri e da sua gestão para o Estado e o Brasil. “Todos os dias, buscamos atender os objetivos estabelecidos pelo nosso prefeito Robertinho que é investir na excelência e na humanizada, além de ofertar especializações e novas condições a nossa gente”, salientou o secretário Fernando Jardim.
Por: Liberdadenews/Ascom