Teixeira de Freitas: Os dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sociedade Brasileira de Amparo à Saúde (Sobrasa) foram inaugurados na noite desta quinta-feira, 1º de novembro e contou com a participação de diversas representatividades da sociedade teixeirense. A unidade se tornou um marco para a história da região por se tratar da primeira UTI particular do extremo sul baiano.
Com a inauguração da UTI, o Sobrasa ratificou sua consolidação como referência em saúde regional. Apesar de ser um sonho antigo, de quase dez anos, a viabilização do projeto da UTI, foi materializada há pouco menos de 4 anos, com a nova administração dirigida Benedito Ferreira Rosa.
Durante esse período, o projeto precisou ser readaptado e aprovado pela Vigilância Sanitária. Em 23 de maio, Maria dos Santos e Castro, “Mariinha”, sócia-proprietária do Sobrasa, assinou o contrato de financiamento com o Banco do Nordeste no valor de R$ 1.380.000 para conclusão do projeto de instalação da UTI, uma ideia comparada pelos médicos, da SulMed, Humberto Novais, Alex Amarante Costa, Alexandre Souza Marques e Giovani Cisari, que irão compor a equipe administrativa da unidade.
Na época da firmação do convênio, a assinatura foi acompanhada pela equipe administrativa do Hospital, representantes do Banco Nordeste e representantes de entidades de classe, Associação Comercial Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sincomércio, que destacaram a importância da unidade para a região.
Na noite desta quinta, a Dona Mariinha, disse que a inauguração marca mais uma etapa vencida ao longo dos seus 41 anos em Teixeira de Freitas, “os melhores anos da minha foram dedicados a essa cidade, estou muito feliza”, declarou Dona Mariinha ao lembrar da fundação do Hospital Sobrasa, que surgiu através da ideologia de interiorização da saúde.
O médico Alexandre Marques falou das dificuldades superadas para instalação da UTI, “foram três anos de estudo e pesquisa para que chegássemos até aqui, estou muito satisfeito”, disse. Já o médico Alex Amarante ressaltou a qualidade dos profissionais que farão parte do atendimento na unidade e reforçou que o momento representa um marco para a medicina de Teixeira de Freitas.
O prefeito eleito, João Bosco, que também é médico e seu vice, Gilberto do Sindicato, também estiveram no evento. “A inauguração é de uma grandeza suprema por dar agilidade no tratamento médico, com a UTI da iniciativa privada, mais vagas serão oferecidas no hospital municipal e mais pessoas serão contempladas”, comentou Bosco que também lembrou a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba), que terá um Campus da área de Saúde em Teixeira de Freitas.
“A UTI irá suprir uma carência regional, visto que antes dela, os pacientes teriam que se descolar para estados vizinhos”, disse o diretor administrativo, Benedito Rosa. A UTI já inicia suas atividades a partir do dia 12 de novembro, atendendo a todos convênios do Sul e Extremo Sul do Estado, que segundo levantamento do Sobrasa, alcança uma média de 60 mil conveniados.
Por: Sulbahianews e Liberdadenews